RESULTADOS DE EFICÁCIA BEUM

Atualizado em 28/05/2016

Beum (cloridrato de tiamina) tem inúmeras indicações, objetivando a suplementação1 de vitamina2 B1 em situações, nas quais, por diferentes causas, ocorre sua deficiência clinicamente manifesta, ou subclínica. Assim sendo, Beum (cloridrato de tiamina) tem indicações em planos de suplementação1.

(1) Abbas concluiu, neste estudo, que a neuropatia periférica3 sintomática4 é comum em pacientes diabéticos, nos quais há uma alta incidência5 da deficiência de tiamina (vitamina2 B1).
A suplementação1 das vitaminas do complexo B deve ser considerada nestes pacientes. Abbas ZG, Swai AB.  Evaluation of the efficacy of thiamine and pyridoxine in the treatment of symptomatic diabetic peripheral neuropathy. East Afr Med J  1997, 74(12): 803-8.

(2) Ishibashi e colaboradores relatam encefalopatia6 de Wernicke-Korsakoff e polineuropatia aguda por deficiência de tiamina em pacientes submetidos à gastroplastia para tratamento de obesidade7.  I. shibashi S, Ykota T, Shiojiri T, Matunaga T, Tanaka H, Nishina K, Hirota H, Inaba A, Yamada M, Kanda T, Misusawa H. reversible acute axonal polyneuropathy  associated with Wernicke- Korsakoff Syndrome: impaired physiological nerve conduction due to thiamine deficiency.  J Neurol Neurosurg 2003; 74: 674-6.

(3) A hiperglicemia8 induz a uma disfunção endotelial. A tiamina inibe esta disfunção endotelial causada pela hiperglicemia8.
Este estudo especula a possibilidade de a tiamina retardar as complicações vasculares9 ocorridas no diabetes10.  Ascher E, Gade PV, Hingorani A, Putukkeril S, Scheinman M, Jacob T. Thiamine reverse hyperglycemia-induced dysfunction in culture endothelial cells.  Surgery 2001; 130: 851-8.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Suplementação: Que serve de suplemento para suprir o que falta, que completa ou amplia.
2 Vitamina: Compostos presentes em pequenas quantidades nos diversos alimentos e nutrientes e que são indispensáveis para o desenvolvimento dos processos biológicos normais.
3 Neuropatia periférica: Dano causado aos nervos que afetam os pés, as pernas e as mãos. A neuropatia causa dor, falta de sensibilidade ou formigamentos no local.
4 Sintomática: 1. Relativo a ou que constitui sintoma. 2. Que é efeito de alguma doença. 3. Por extensão de sentido, é o que indica um particular estado de coisas, de espírito; revelador, significativo.
5 Incidência: Medida da freqüência em que uma doença ocorre. Número de casos novos de uma doença em um certo grupo de pessoas por um certo período de tempo.
6 Encefalopatia: Qualquer patologia do encéfalo. O encéfalo é um conjunto que engloba o tronco cerebral, o cerebelo e o cérebro.
7 Obesidade: Condição em que há acúmulo de gorduras no organismo além do normal, mais severo que o sobrepeso. O índice de massa corporal é igual ou maior que 30.
8 Hiperglicemia: Excesso de glicose no sangue. Hiperglicemia de jejum é o nível de glicose acima dos níveis considerados normais após jejum de 8 horas. Hiperglicemia pós-prandial acima de níveis considerados normais após 1 ou 2 horas após alimentação.
9 Vasculares: Relativo aos vasos sanguíneos do organismo.
10 Diabetes: Nome que designa um grupo de doenças caracterizadas por diurese excessiva. A mais frequente é o Diabetes mellitus, ainda que existam outras variantes (Diabetes insipidus) de doença nas quais o transtorno primário é a incapacidade dos rins de concentrar a urina.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.