
SUPERDOSAGEM BROMIDRATO DE CITALOPRAM
Como o bromidrato de citalopram é administrado para pacientes1 que apresentam risco potencial para suicídio, houve alguns relatos de tentativa de suicídio. Não existem detalhes quanto a combinações com outras drogas e/ou álcool.
A experiência proveniente de casos considerados como sendo provocados pelo bromidrato de citalopram em monoterapia mostrou o seguinte padrão: em doses abaixo de 600mg, sintomas2 leves de náuseas3, tontura4, taquicardia5, tremor e sonolência, foram evidentes; em doses acima de 600mg, podem ocorrer convulsões nas primeiras horas após a ingestão. As convulsões podem aparecer repentinamente, apesar de uma diminuição apenas discreta do nível de consciência, alterações de ECG, principalmente na forma de complexos QRS alargados, podem ocorrer algumas horas depois. Não foram relatadas arritmias6 graves ou hipotensão7 clinicamente significativa.
Conduta na superdosagem
Não existe antídoto8 especifico. O tratamento é sintomático9 e de suporte. Deve-se realizar lavagem gástrica10 assim que possível após a ingestão oral. Deverá ser instituída monitorização através do EGC, quando foram ingeridos mais de 600mg. Convulsões podem ser tratadas com diazepam. Complexos QRS largos podem ser normalizados através da infusão de solução hipertônica11 de cloreto de sódio. Um paciente adulto sobreviveu à intoxicação com 5.200mg de citalopram.
VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA
SÓ PODE SER VENDIDO COM RETENÇÃO DA RECEITA
Reg. MS: nº 1.0583.0563
Farm.Resp.: Dra. Maria Geisa P. de Lima e Silva
CRF - SP nº 8.082
GERMED FARMACÊUTICA LTDA
Rod. Jornalista F. A. Proença, km 08
Bairro Chácara Assay
CEP 13186-901 - Hortolândia/SP
CNPJ: 45.992.062/0001-65
INDÚSTRIA BRASILEIRA
Fabricado por: EMS S/A
Rod. Jornalista F. A. Proença, km 08
Bairro Chácara Assay
CEP 13186-901 - Hortolândia/SP
"Lote, Fabricação e Validade: vide cartucho"