CARACTERÍSTICAS CEFADROXILA

Atualizado em 28/05/2016

Cefadroxila é um antibiótico cefalosporínico.

Farmacologia1

Cefadroxila é rapidamente absorvido após administração oral. Após doses únicas de 500 e 1.000 mg, os picos médios de concentrações séricas foram de aproximadamente 16 e 28 mcg/mL, respectivamente. Mais de 90% da droga é excretada inalterada na urina2 dentro de 24 horas. O pico de concentração urinária é de aproximadamente 1.800 mcg/mL após uma dose oral única de 500 mg.

Aumentos da dose geralmente produzem aumento proporcional na concentração urinária de cefadroxila.

A concentração do antibiótico na urina2, após dose de 1.000 mg, foi mantida bem acima da Concentração Inibitória Mínima (CIM), para patógenos urinários sensíveis ao cefadroxila, durante 20 a 22 horas.

Cefadroxila não atinge níveis terapêuticos no líquido cefalorraquidiano3 (LCR).


Microbiologia

Cefadroxila é ativo in vitro contra os seguintes microrganismos:

  - Estreptococos beta-hemolíticos

  - Estafilococos, incluindo cepas4 produtoras de penicilinase, coagulase positiva e coagulase negativa

  - Streptococcus pneumoniae

  - Escherichia coli

  - Proteus mirabilis

  - Klebsiella sp

  - Moraxella (Branhamella) catarrhalis

  - Bacteroides species (excluindo Bacteroides fragilis)

Outras cepas4 de microrganismos sensíveis Gram-negativos incluem algumas cepas4 de H. influenzae, Salmonella sp. e Shigella sp.

NOTA: A maioria das cepas4 de Enterococos (Enterococcus faecalis e E. faecium) são resistentes ao cefadroxila. Cefadroxila é inativo contra a maioria das cepas4 de Enterobacter sp, Morganella morganii (anteriormente Proteus morganii) e Proteus vulgaris. Cefadroxila não possui atividade contra Pseudomonas sp. e Acinetobacter calcoaceticus (anteriormente, Mima e Herellea sp.).

Testes de sensibilidade em disco

Um procedimento laboratorial recomendado utiliza disco com cefalosporina para o teste de sensibilidade; as interpretações correlacionam os diâmetros da zonas de inibição deste disco com os valores de Concentração Inibitória Mínima (CIM) de cefadroxila. De acordo com este procedimento, um relato de “sensível” indica que o microrganismo da infecção5 provavelmente responderá à terapia.

Um relato de “resistente” indica que o microrganismo da infecção5 provavelmente não responderá à terapia. Um relato de “sensibilidade intermediária” sugere que o microrganismo deverá ser sensível se a infecção5 estiver confinada em área onde concentrações adequadas de cefadroxila possam ser atingidas como, por exemplo, o trato urinário6.


- INDICAÇÕES

Este medicamento está indicado no tratamento de infecções7 causadas por microrganismos sensíveis ao cefadroxila.

Notas:

1. Testes de sensibilidade e cultura deverão ser realizados antes do início e durante a terapia. Estudos de função renal8 devem ser executados quando indicados. Procedimentos cirúrgicos devem ser conduzidos quando indicados.

2. Somente penicilina por via intramuscular mostrou ser eficaz na profilaxia da febre reumática9. Cefadroxila é geralmente eficaz na erradicação de estreptococos da orofaringe10. No entanto, dados estabelecendo a eficácia do cefadroxila na profilaxia da febre reumática9 subseqüente não estão disponíveis.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Farmacologia: Ramo da medicina que estuda as propriedades químicas dos medicamentos e suas respectivas classificações.
2 Urina: Resíduo líquido produzido pela filtração renal no organismo, estocado na bexiga e expelido pelo ato de urinar.
3 Líquido cefalorraquidiano: Líquido cefalorraquidiano (LCR), também conhecido como líquor ou fluido cérebro espinhal, é definido como um fluido corporal estéril, incolor, encontrado no espaço subaracnoideo no cérebro e na medula espinhal (entre as meninges aracnoide e pia-máter). Caracteriza-se por ser uma solução salina pura, com baixo teor de proteínas e células, atuando como um amortecedor para o córtex cerebral e a medula espinhal. Possui também a função de fornecer nutrientes para o tecido nervoso e remover resíduos metabólicos do mesmo. É sintetizado pelos plexos coroidais, epitélio ventricular e espaço subaracnoideo em uma taxa de aproximadamente 20 mL/hora. Em recém-nascidos, este líquido é encontrado em um volume que varia entre 10 a 60 mL, enquanto que no adulto fica entre 100 a 150 mL.
4 Cepas: Cepa ou estirpe é um termo da biologia e da genética que se refere a um grupo de descendentes com um ancestral comum que compartilham semelhanças morfológicas e/ou fisiológicas.
5 Infecção: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
6 Trato Urinário:
7 Infecções: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
8 Renal: Relacionado aos rins. Uma doença renal é uma doença dos rins. Insuficiência renal significa que os rins pararam de funcionar.
9 Febre reumática: Doença inflamatória produzida como efeito inflamatório anormal secundário a infecções repetidas por uma bactéria chamada estreptococo beta-hemolítico do grupo A. Caracteriza-se por inflamação das articulações, febre, inflamação de uma ou mais de uma estrutura cardíaca, alterações neurológicas, eritema cutâneo. Com o tratamento mais intensivo da faringite estreptocócica, a freqüência desta doença foi consideravelmente reduzida.
10 Orofaringe: Parte mediana da faringe, entre a boca e a rinofaringe.

Tem alguma dúvida sobre CARACTERÍSTICAS CEFADROXILA?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.