POSOLOGIA CEFADROXILA

Atualizado em 25/04/2017

Cefadroxila é um ácido estável e pode ser administrado oralmente sem levar em consideração as refeições.

Adultos

A dose diária recomendada para adultos é de 1 a 2 g, fracionados em duas tomadas de 12 em 12 horas.

Em algumas patologias, a critério médico, cefadroxila poderá ser administrado em dose única diária de 1 a 2 g.


Crianças

A dose diária recomendada para crianças é de 25-50 mg/kg/dia (a cada 12 horas).


Administração

No tratamento de infecções1 estreptocócicas beta-hemolíticas, a dose terapêutica2 de cefadroxila deverá ser administrada por pelo menos dez dias.

Para o tratamento de faringite3 ou amigdalite estreptocócicas beta-hemolíticas tanto em adultos quanto em crianças, cefadroxila pode ser administrado na posologia usual, em doses divididas em duas tomadas a cada 12 horas ou em dose única diária.

Em pacientes com disfunção renal4, a dose de cefadroxila deverá ser ajustada de acordo com as taxas de clearance de creatinina5 para evitar acúmulo da droga.

Em adultos, a dose inicial é 1.000 mg de cefadroxila e a dose de manutenção (conforme a taxa de clearance de creatinina5) é de 500 mg, nos intervalos de tempo relacionados a seguir:


Pacientes com taxas de clearence de creatinina5 acima de 50 mL/min/1,73 m2 podem ser tratados como pacientes com função renal4 normal.

Em cinco pacientes anúricos, foi demonstrado que uma média de 63% de uma dose oral de 1 g é eliminada do organismo durante uma sessão de 6 a 8 horas de hemodiálise6.

Recomendações para reconstituição da suspensão oral

1. Agite o frasco para dispersar o pó.

2. Adicione água filtrada com cuidado, até a linha gravada no rótulo do frasco.

3. Agite o frasco novamente. Deixe a suspensão repousar por alguns instantes.

4. Adicione água filtrada novamente, em pequenas porções, agitando o frasco após cada adição, até que a suspensão reconstituída atinja a marca indicada no rótulo.

5. Coloque o bico adaptador no frasco, certificando-se de que esteja bem encaixado.

6. Insira a seringa7 dosadora no bico adaptador e puxe-a até a dose recomendada pelo seu médico. Administre o produto, fechando bem o frasco após o uso.

7. A suspensão reconstituída deve ser conservada ao abrigo do calor. Esta suspensão é válida por 10 dias, à temperatura ambiente (entre 15° C e 30° C), após este período ela deve ser descartada.

8. Lembre-se de agitar bem o frasco antes de cada nova administração.


Após reconstituição do pó, conservar a suspensão em temperatura ambiente (entre 15° C e 30° C) por no máximo 10 dias ou sob refrigeração (entre 2° C e 8° C) por 14 dias. Após este prazo, despreze qualquer suspensão não utilizada.

Agite bem antes de usar. Mantenha o frasco bem fechado.

Após a reconstituição pode ocorrer o amarelamento da suspensão oral, porém tal fato não altera suas propriedades terapêuticas, tão pouco sua qualidade.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Infecções: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
2 Terapêutica: Terapia, tratamento de doentes.
3 Faringite: Inflamação da mucosa faríngea em geral de causa bacteriana ou viral. Caracteriza-se por dor, dificuldade para engolir e vermelhidão da mucosa, acompanhada de exsudatos ou não.
4 Renal: Relacionado aos rins. Uma doença renal é uma doença dos rins. Insuficiência renal significa que os rins pararam de funcionar.
5 Creatinina: Produto residual das proteínas da dieta e dos músculos do corpo. É excretada do organismo pelos rins. Uma vez que as doenças renais progridem, o nível de creatinina aumenta no sangue.
6 Hemodiálise: Tipo de diálise que vai promover a retirada das substâncias tóxicas, água e sais minerais do organismo através da passagem do sangue por um filtro. A hemodiálise, em geral, é realizada 3 vezes por semana, em sessões com duração média de 3 a 4 horas, com o auxílio de uma máquina, dentro de clínicas especializadas neste tratamento. Para que o sangue passe pela máquina, é necessária a colocação de um catéter ou a confecção de uma fístula, que é um procedimento realizado mais comumente nas veias do braço, para permitir que estas fiquem mais calibrosas e, desta forma, forneçam o fluxo de sangue adequado para ser filtrado.
7 Seringa: Dispositivo usado para injetar medicações ou outros líquidos nos tecidos do corpo. A seringa de insulina é formada por um tubo plástico com um êmbolo e uma agulha pequena na ponta.

Tem alguma dúvida sobre POSOLOGIA CEFADROXILA?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.