INTERFERÊNCIA EM EXAMES LABORATORIAIS VENLIFT OD

Atualizado em 28/05/2016

O tratamento com cloridrato de venlafaxina cápsulas de liberação prolongada por até 12 semanas nos estudos pré-comercialização e controlados por placebo1 em transtorno depressivo maior foi associado a aumento final médio durante o tratamento da concentração sérica de colesterol2 de aproximadamente 1,5 mg/dL3 em comparação à diminuição final média de 7,4 mg/dL3 com o placebo1. O tratamento com cloridrato de venlafaxina por até 8 semanas e até 6 meses nos estudos pré-comercialização e controlados por placebo1 em transtorno de ansiedade generalizada foi associado a aumentos finais médios durante o tratamento da concentração sérica de colesterol2 de aproximadamente 1,0 mg/dL3 e 2,3 mg/dL3, respectivamente, enquanto os indivíduos do grupo placebo1, apresentaram diminuições finais médias de 4,9 mg/dL3 e 7,7 mg/dL3, respectivamente. O tratamento com cloridrato de venlafaxina por até 12 semanas nos estudos pré-comercialização e controlados por placebo1 em fobia4 social foi associado a aumentos finais médios durante o tratamento da concentração sérica de colesterol2 de aproximadamente 11,4 mg/dL3 em comparação à diminuição final média de 2,2 mg/dL3 com o placebo1.

Os pacientes tratados com o cloridrato de venlafaxina comprimidos (forma de liberação imediata da venlafaxina) por, no mínimo, 3 meses nos estudos de extensão controlados por placebo1 e de 12 meses de duração apresentaram um aumento final médio durante o tratamento do colesterol2 total de 9,1 mg/dl3 em comparação a diminuição de 7,1 mg/dl3 entre os pacientes tratados com placebo1. Esse aumento foi dependente da duração no período do estudo e tendeu a ser maior com as doses mais elevadas. Foram relatados aumentos clinicamente relevantes do colesterol2 sérico, definidos como: 1) aumento final durante o tratamento de colesterol2 sérico ≥ 50 mg/dL3 em relação à Fase Basal e para um valor ≥ 261 mg/dL3 ou 2) aumento médio durante o tratamento de colesterol2 sérico ≥ 50 mg/dL3 em relação à Fase Basal e para um valor ≥ 261 mg/dL3 em 5,3% dos pacientes tratados com a venlafaxina e em 0,0% dos que receberam o placebo1.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Placebo: Preparação neutra quanto a efeitos farmacológicos, ministrada em substituição a um medicamento, com a finalidade de suscitar ou controlar as reações, geralmente de natureza psicológica, que acompanham tal procedimento terapêutico.
2 Colesterol: Tipo de gordura produzida pelo fígado e encontrada no sangue, músculos, fígado e outros tecidos. O colesterol é usado pelo corpo para a produção de hormônios esteróides (testosterona, estrógeno, cortisol e progesterona). O excesso de colesterol pode causar depósito de gordura nos vasos sangüíneos. Seus componentes são: HDL-Colesterol: tem efeito protetor para as artérias, é considerado o bom colesterol. LDL-Colesterol: relacionado às doenças cardiovasculares, é o mau colesterol. VLDL-Colesterol: representa os triglicérides (um quinto destes).
3 Mg/dL: Miligramas por decilitro, unidade de medida que mostra a concentração de uma substância em uma quantidade específica de fluido.
4 Fobia: Medo exagerado, falta de tolerância, aversão.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.