
PACIENTES GERIÁTRICOS BARACLUDE
Nenhum ajuste de dose é necessário em função da idade.
Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado.
7. O QUE EU DEVO FAZER QUANDO EU ME ESQUECER DE USAR ESTE MEDICAMENTO?
Caso você esqueça de tomar BARACLUDE, tome assim que lembrar e a próxima dose deve ser tomada no horário habitual. Caso esteja perto do horário da próxima dose, pule a dose que foi esquecida. Não tome duas doses ao mesmo tempo.
Em caso de dúvidas, procure orientação de seu médico.
8. QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE ME CAUSAR?
Em 2 estudos clínicos, entre os pacientes tratados com BARACLUDE que nunca receberam terapia com nucleosídeos (BARACLUDE também pertence a esta classe de medicamento) os eventos adversos mais comuns para qualquer severidade com pelo menos uma relação possível com BARACLUDE estão listados a seguir. A frequência é definida como muito comum (ocorre em mais de 10% dos pacientes que utilizam este medicamento); comum (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento); incomum (ocorre entre 0,1% e 1% dos pacientes que utilizam este medicamento).
Distúrbios Psiquiátricos: Incomum: insônia
Distúrbios do Sistema Nervoso1: Comum: cefaléia2 (dor de cabeça3)
Incomum: tontura4, sonolência
Distúrbios Gastrointestinais: Incomum: náusea5, diarréia6, dispepsia7 (indigestão), vômito8
Geral: Comum: fadiga9
Em 2 estudos clínicos, em pacientes resistentes à lamivudina, os eventos adversos mais comuns para qualquer seriedade com pelo menos uma relação possível com BARACLUDE estão listados a seguir.
A frequência é definida como muito comum (ocorre em mais de 10% dos pacientes que utilizam este medicamento); comum (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento);
incomum (ocorre entre 0,1% e 1% dos pacientes que utilizam este medicamento).
Distúrbios do Sistema Nervoso1: Comum: cefaléia2
Distúrbios Gastrointestinais: Comum: diarréia6, dispepsia7
Geral: Comum: fadiga9
Populações especiais
Reações adversas adicionais nos estudos, em pacientes com hepatite10 B crônica e doença hepática11 descompensada, incluem diminuição de bicarbonato sanguíneo (2%) e falência renal12 (< 1%).
No estudo, a taxa de morte cumulativa foi 23% , e as causas de óbito13 foram geralmente relacionadas ao fígado14, como esperado nesta população. No estudo, a taxa cumulativa de carcinoma15 de fígado14 foi 12%.
Experiência pós-comercialização
As reações adversas a seguir foram reportadas voluntariamente por uma população de tamanho desconhecido, portanto, não se sabe a possibilidade real estimada da frequência ou estabelecer uma relação causal ao uso de BARACLUDE.
Distúrbios do sistema imune16: reação anafilactóide (reação alérgica17 grave).
Distúrbios do metabolismo18 e alimentares: acidose19 láctica20 (distúrbio que leva a acidificação do sangue21) tem sido relatada, muitas vezes em associação com descompensação hepática11, outras condições médicas graves ou exposição à medicamentos. Pacientes com cirrose22 descompensada podem ter maior risco para acidose19 láctica20.
Distúrbios hepatobiliares23: aumento de transaminases (aumento de enzimas do fígado14).
Distúrbios da pele24 e tecidos subcutâneos: alopecia25 (queda dos cabelos), erupção26 da pele24.