
CARACTERÍSTICAS DIUBLOK
Propriedades FarmacodinâmicasO Diublok (atenolol + clortalidona) combina a atividade anti-hipertensiva de dois agentes, um beta-bloqueador (atenolol) e um diurético1 (clortalidona).
O atenolol é um bloqueador beta-1 seletivo (isto é, age preferencialmente sobre os receptores adrenérgicos2 beta-1 do coração3). A seletividade diminui com o aumento da dose. O atenolol não possui atividade simpatomimética intrínseca nem atividade estabilizadora de membrana.
Assim como outros beta-bloqueadores, o atenolol possui efeitos inotrópicos negativos e, portanto, é contra-indicado em insuficiência cardíaca4 descompensada. Como ocorre com outros agentes betabloqueadores, o mecanismo de ação do atenolol no tratamento da hipertensão5 não está completamente elucidado. E improvável que quaisquer propriedades adicionais do S(-) atenolol, em comparação com a mistura racêmica6, originem efeitos terapêuticos diferentes.
A clortalidona, um diurético1 monossulfonamil, aumenta a excreção de sódio e cloreto. A natriurese7 é acompanhada por certa perda de potássio. O mecanismo pelo qual a clortalidona reduz a pressão arterial8 não é totalmente conhecido, mas pode estar relacionado à excreção e redistribuição de sódio corporal.
Atenolol é efetivo e bem tolerado na maioria das populações étnicas.
Pacientes negros respondem melhor à combinação de atenolol e clortalidona do que à monoterapia com atenolol. A combinação de atenolol com diuréticos9 tiazídicos demonstrou ser compatível e geralmente mais eficaz do que cada uma das drogas usadas isoladamente.
Propriedades Farmacocinéticas
A absorção do atenolol após administração oral é consistente, mas incompleta (aproximadamente 40-50%) com picos de concentração plasmática ocorrendo de 2 a 4 horas após a administração da dose. Os níveis sangüíneos do atenolol são consistentes e sujeitos a pequena variabilidade. Não há metabolismo10 hepático significativo do atenolol e mais de 90% da quantidade absorvida alcança a circulação11 sistêmica inalterada. A meia-vida plasmática é de aproximadamente 6 horas, mas pode se elevar na presença de insuficiência renal12 grave, uma vez que os rins13 são a principal via de eliminação. O atenolol penetra muito pouco nos tecidos devido a sua baixa solubilidade lipídica, e sua concentração no tecido14 cerebral é baixa. Sua taxa de ligação às proteínas15 plasmáticas é baixa (aproximadamente 3%).
A absorção da clortalidona após dose oral é consistente, mas incompleta (aproximadamente 60%) com picos de concentração plasmática ocorrendo aproximadamente 12 horas após a dose. Os níveis sangüíneos da clortalidona são consistentes e sujeitos a pouca variabilidade. A meia-vida plasmática é de aproximadamente 50 horas e os rins13 são a principal via de eliminação. Sua taxa de ligação às proteínas15 plasmáticas é alta (aproximadamente 75%).
A administração conjunta de clortalidona e atenolol possui pouco efeito sobre a farmacocinética de ambos. O Diublok (atenolol + clortalidona) é efetivo por pelo menos 24 horas após dose oral única diária. Essa simplicidade de dose facilita a adesão do paciente ao tratamento.