ADMINISTRAÇÃO E POSOLOGIA FOLINATO DE CÁLCIO

Atualizado em 28/05/2016

O uso de folinato de cálcio como “resgate” após terapia por metotrexato: as recomendações para uso do folinato de cálcio como terapêutica1 de “resgate” tomam por base a dose de metotrexato de 12 – 15 g/m2 administrado por infusão venosa durante um período de 4 horas (Vide “Informações técnicas”).

O uso “resgate” do folinato de cálcio na dose de 15 mg (aproximadamente 10 mg/m2) a cada 6 horas, total de 10 doses, deve ser iniciado 24 horas após o início da infusão de metotrexato. Na presença de toxicidade2 gastrintestinal, náuseas3 ou vômitos4 a administração do folinato de cálcio deve ser realizada por via parenteral.

Os níveis séricos de creatinina5 e de metotrexato devem ser determinados no mínimo, uma vez ao dia. A administração de folinato de cálcio, hidratação e a alcalinização da urina6 (pH igual ou superior a 7,0) deve ser continuada até que os níveis séricos de metotrexato se encontrem abaixo de 5X10-8 M (0,05 micromolar) A dose de folinato de cálcio deve ser ajustada ou o “resgate” com folinato de cálcio deve ser continuado com base nas seguintes diretrizes:


Doses e diretrizes terapêuticas para “resgate” com folinato de cálcio:



Pacientes que apresentam eliminação diminuída inicial do metotrexato são susceptíveis ao desenvolvimento de insuficiência renal7 reversível. Ao lado de uma terapia apropriada com folinato de cálcio, estes pacientes requerem contínua hidratação e alcalinização urinária assim como monitorização cuidadosa do seu equilíbrio hídrico e eletrolítico até que os níveis de metotrexato caiam abaixo de 0,05 micromolar e a insuficiência renal7 seja solucinada.

Alguns pacientes podem apresentar anormalidades na eliminação do metotrexato ou na função renal8, após administração de metotrexato, que são significativas mas menos graves que as anormalidades descritas na tabela anterior. Estas anormalidades podem ou não estar associadas com significativa toxicidade2 clínica. Na eventualidade de se observar a toxicidade2 clínica significativa, o uso do folinato de cálcio como “resgate” deve ser continuado por período adicional de 24 horas (total de 14 doses em 84 horas) nos ciclos terapêuticos subseqüentes. A possibilidade de que o paciente esteja tomando outros medicamentos que interajam com o metotrexato (por exemplo, medicamentos que interfiram com a eliminação do metotrexato ou com sua ligação à albumina9 sérica) deve ser reconsiderada, quando anormalidades laboratoriais ou sinais10 clínicos de toxicidade2 são observados.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Terapêutica: Terapia, tratamento de doentes.
2 Toxicidade: Capacidade de uma substância produzir efeitos prejudiciais ao organismo vivo.
3 Náuseas: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc .
4 Vômitos: São a expulsão ativa do conteúdo gástrico pela boca. Podem ser classificados em: alimentar, fecalóide, biliar, em jato, pós-prandial. Sinônimo de êmese. Os medicamentos que agem neste sintoma são chamados de antieméticos.
5 Creatinina: Produto residual das proteínas da dieta e dos músculos do corpo. É excretada do organismo pelos rins. Uma vez que as doenças renais progridem, o nível de creatinina aumenta no sangue.
6 Urina: Resíduo líquido produzido pela filtração renal no organismo, estocado na bexiga e expelido pelo ato de urinar.
7 Insuficiência renal: Condição crônica na qual o corpo retém líquido e excretas pois os rins não são mais capazes de trabalhar apropriadamente. Uma pessoa com insuficiência renal necessita de diálise ou transplante renal.
8 Renal: Relacionado aos rins. Uma doença renal é uma doença dos rins. Insuficiência renal significa que os rins pararam de funcionar.
9 Albumina: Proteína encontrada no plasma, com importantes funções, como equilíbrio osmótico, transporte de substâncias, etc.
10 Sinais: São alterações percebidas ou medidas por outra pessoa, geralmente um profissional de saúde, sem o relato ou comunicação do paciente. Por exemplo, uma ferida.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.