CARACTERÍSTICAS FUROATO DE MOMETASONA

Atualizado em 28/05/2016

O furoato de mometasona é um corticosteróide sintético, que apresenta propriedades antiinflamatórias, antipruriginosas e vasoconstritoras.

FarmacocinéticaA classe dos corticosteróides é composta, inclusive, por hormônios esteróides secretados pelo córtex adrenal e seus análogos sintéticos. Farmacologicamente, os corticosteróides são usados principalmente com efeitos antiinflamatórios e/ou imunossupressores.
Corticosteróides tópicos como o furoato de mometasona são eficazes no tratamento de dermatoses corticosteróideresponsivas, principalmente por causa das ações antinflamatória, antipruriginosa e vasoconstritora. Todavia, enquanto os efeitos fisiológicos, farmacológicos e clínicos dos corticosteróides são bem conhecidos, o exato mecanismo dessas ações em cada enfermidade é incerto.
A absorção percutânea dos corticosteróides tópicos é extensa, sendo determinada por muitos fatores, incluindo o veículo, o integrante da barreira epidérmica e o uso de curativos oclusivos. Após penetração completa através da pele1, os corticosteróides podem ser absorvidos e distribuídos com farmacocinética similar a dos corticosteróides sistêmicos2. Os corticosteróides são biotransformados principalmente no fígado3 e excretados pelos rins4. Alguns corticosteróides são excretados pela bile5.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
2 Sistêmicos: 1. Relativo a sistema ou a sistemática. 2. Relativo à visão conspectiva, estrutural de um sistema; que se refere ou segue um sistema em seu conjunto. 3. Disposto de modo ordenado, metódico, coerente. 4. Em medicina, é o que envolve o organismo como um todo ou em grande parte.
3 Fígado: Órgão que transforma alimento em energia, remove álcool e toxinas do sangue e fabrica bile. A bile, produzida pelo fígado, é importante na digestão, especialmente das gorduras. Após secretada pelas células hepáticas ela é recolhida por canalículos progressivamente maiores que a levam para dois canais que se juntam na saída do fígado e a conduzem intermitentemente até o duodeno, que é a primeira porção do intestino delgado. Com esse canal biliar comum, chamado ducto hepático, comunica-se a vesícula biliar através de um canal sinuoso, chamado ducto cístico. Quando recebe esse canal de drenagem da vesícula biliar, o canal hepático comum muda de nome para colédoco. Este, ao entrar na parede do duodeno, tem um músculo circular, designado esfíncter de Oddi, que controla o seu esvaziamento para o intestino.
4 Rins: Órgãos em forma de feijão que filtram o sangue e formam a urina. Os rins são localizados na região posterior do abdômen, um de cada lado da coluna vertebral.
5 Bile: Agente emulsificador produzido no FÍGADO e secretado para dentro do DUODENO. Sua composição é formada por s ÁCIDOS E SAIS BILIARES, COLESTEROL e ELETRÓLITOS. A bile auxilia a DIGESTÃO das gorduras no duodeno.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.