USO DURANTE A GRAVIDEZ E LACTAÇÃO FUROATO DE MOMETASONA

Atualizado em 28/05/2016

COMO A SEGURANÇA DO USO DE FUROATO DE MOMETASONA DURANTE A GRAVIDEZ1 NÃO ESTÁ ESTA BELECIDA, CORTICOSTERÓIDES TÓPICOS SÓ DEVERÃO SER UTILIZADOS DURANTE A GESTAÇÃO APENAS SE O POSSÍVEL BENEFÍCIO ESPERADO PARA A MÃE JUSTIFICAR O RISCO POTENCIAL PARA O FETO2. CORTICOSTERÓIDES NÃO DEVERÃO SER USADOS EM MULHERES GRÁVIDAS EM GRANDES QUANTIDADES OU DURANTE PERÍODOS PROLONGADOS.NÃO SE SABE SE A ADMINISTRAÇÃO TÓPICA DE CORTICOSTERÓIDES PODE RESULTAR EM ABSORÇÃO SISTÊMICA SUFICIENTE PARA PRODUZIR QUANTIDADES DETECTÁVEIS NO LEITE MATERNO. CORTICOSTERÓIDES ADMINISTRADOS SISTEMICAMENTE SÃO SECRETADOS PELO LEITE MATERNO EM QUANTIDADES QUE PROVAVELMENTE NÃO TERÃO EFEITO DE LETÉRIO SOBRE OS LACTENTES3.
ENTRETANTO, DEVE-SE DECIDIR ENTRE DESCONTINUAR A AMAMENTAÇÃO4 OU DESCONTINUAR O TRATAMENTO, LEVANDO-SE EM CONTA A IMPORTÂNCIA DO TRATAMENTO PARA A MÃE.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
2 Feto: Filhote por nascer de um mamífero vivíparo no período pós-embrionário, depois que as principais estruturas foram delineadas. Em humanos, do filhote por nascer vai do final da oitava semana após a CONCEPÇÃO até o NASCIMENTO, diferente do EMBRIÃO DE MAMÍFERO prematuro.
3 Lactentes: Que ou aqueles que mamam, bebês. Inclui o período neonatal e se estende até 1 ano de idade (12 meses).
4 Amamentação: Ato da nutriz dar o peito e o lactente mamá-lo diretamente. É um fenômeno psico-sócio-cultural. Dar de mamar a; criar ao peito; aleitar; lactar... A amamentação é uma forma de aleitamento, mas há outras formas.

Tem alguma dúvida sobre USO DURANTE A GRAVIDEZ E LACTAÇÃO FUROATO DE MOMETASONA?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.