PRECAUÇÕES E ADVERTÊNCIAS FUROATO DE MOMETASONA
EM GERAL, A ABSORÇÃO SISTÊMICA DE POTENTES CORTICOSTERÓIDES TÓPICOS TEM PRODUZIDO SUPRESSÃO DO EIXO HIPOTÁLAMO1-PITUITÁRIO-ADRENAL REVERSÍVEL, HIPERGLICEMIA2, MANIFESTAÇÕES DA SÍNDROME DE CUSHING3 E GLICOSÚRIA4 EM ALGUNS PACIENTES.
SE OCORRER IRRITAÇÃO OU SENSIBILIZAÇÃO COM O USO DE FUROATO DE MOMETASONA CREME OU POMADA, A MEDICAÇÃO DEVERÁ SER SUSPENSA E INSTITUÍDO TRATAMENTO ADEQUADO.
EM CASO DE INFECÇÃO5, DEVERÁ SER INSTITUÍDO O USO DE UM AGENTE ANTIMICÓTICO OU ANTIBIÓTICO APROPRIADO. SE UMA RESPOSTA FAVORÁVEL NÃO OCORRERRAPIDAMENTE, O CORTICOSTERÓIDE DE VER Á SER SUSPENSO ATÉ QUE A INFECÇÃO5 TENHA SIDO CONTROLADA ADEQUADAMENTE.
QUALQUER UM DOS EFEITOS SECUNDÁRIOS RELATADOS COM O USO DE CORTICOSTERÓIDES SISTÊMICOS6, INCLUSIVE SUPRESSÃO DA SUPRA-RENAL7, TAMBÉM PODERÁ OCORRER COM A ADMINISTRAÇÃO TÓPICA DE CORTICOSTERÓIDES, PRINCIPALMENTE EM CRIANÇAS E LACTENTES8.
A ABSORÇÃO SISTÊMICA DE CORTICOSTERÓIDES TÓPICOS PODERÁ AUMENTAR SE FOREM TRATADAS ÁREAS EXTENSAS OU COM O USO DE TÉCNICA OCLUSIVA. NESTES CASOS, DEVERÃO SER TOMADAS AS PRECAUÇÕES NECESSÁRIAS, ASSIM COMO QUANDO HOUVER PREVISÃO DE TRATAMENTO A LONGO PRAZO, ESPECIALMENTE EM CRIANÇAS E LACTENTES8.
PACIENTES PEDIÁTRICOS PODERÃO DEMONSTRAR MAIOR SUSCETIBILIDADE À SUPRESSÃO DO EIXO HIPOTALÂMICO-PITUITÁRIO E SÍNDROME DE CUSHING3 INDUZIDAS POR CORTICOSTERÓIDES TÓPICOS DO QUE PACIENTES ADULTOS EM DECORRÊNCIA DA RELAÇÃO ENTRE A ÁREA DE SUPERFÍCIE DA PELE9 E O PESO CORPORAL. O USO DE CORTICOSTERÓIDES TÓPICOS EM CRIANÇAS DEVERÁ SER LIMITADO À MÍNIMA DOSE COMPATÍVEL COM UM REGIME TERAPÊUTICO EFICAZ. O TRATAMENTO CRÔNICO10 COM CORTICOSTERÓIDES PODER Á INTERFERIR NO CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS.
