
PRECAUÇÕES E ADVERTÊNCIAS GANCICLOVIR SÓDICO
FORAM OBSERVADAS EM PACIENTES TRATADOS COM GANCICLOVIR SÓDICO: NEUTROPENIA1, ANEMIA2 E TROMBOCITOPENIA3.
A TERAPIA COM GANCICLOVIR SÓDICO NÃO DEVE SER INICIADA SE A CONTAGEM ABSOLUTA DE NEUTRÓFILOS4 FOR INFERIOR A 500 CÉLULAS5/ML OU A CONTAGEM DE PLAQUETAS6 FOR INFERIOR A 25.000 CÉLULAS5/ML.
USO DURANTE A GRAVIDEZ7 E LACTAÇÃO8
GANCICLOVIR SÓDICO DEVE SER USADO DURANTE A GRAVIDEZ7 APENAS SE OS BENEFÍCIOS JUSTIFICAREM OS RISCOS POTENCIAIS PARA O FETO9.
MULHERES EM IDADE FÉRTIL DEVEM SER ORIENTADAS QUANTO A UTILIZAÇÃO EFETIVA DE ALGUM MÉTODO ANTICONCEPCIONAL DURANTE O TRATAMENTO. PACIENTES DO SEXO MASCULINO DEVEM SER ORIENTADOS PARA A UTILIZAÇÃ O DE UM MÉTODO ANTICONCEPCIONAL DE BARREIRA DURANTE O TRATAMENTO, PELO MENOS ATÉ 90 DIAS APÓS O TÉRMINO DO TRATAMENTO COM GANCICLOVIR SÓDICO.
NÃO SE SABE SE GANCICLOVIR SÓDICO É EXCRETADO NO LEITE MATERNO. COMO A MAIORIA DOS MEDICAMENTOS, GANCICLOVIR SÓDICO NÃO DEVE SER ADMINISTRADO DURANTE A LACTAÇÃO8. DESCONHECE-SE O INTERVALO MÍNIMO PARA AMAMENTAÇÃO10 SEGURA APÓS A ÚLTIMA DOSE DE GANCICLOVIR SÓDICO.
USO EM PORTADORES DE INSUFICIÊNCIA HEPÁTICA11 E/OU RENAL12
SE A FUNÇÃ O RENAL12 ESTIVER PREJUDICADA, RECOMENDA-SE UM AJUSTE DE DOSE BASEADO NO CLEARANCE DE CREATININA13 (VIDE POSOLOGIA E ADMINISTRAÇÃO).
CARCINOGÊNESE, MUTAGÊNESE E PREJUÍZO DA FERTILIDADE
EM TESTES PRÉ-CLÍNICOS GANCICLOVIR SÓDICO CAUSOU MUTAGENICIDADE, TERATOGENICIDADE E CARCINOGENICIDADE. DEVE SER CONSIDERADO, PORTANTO, UM POTENCIAL TERATOGÊNICO14 E CARCINOGÊNICO EM HUMANOS.
EFEITOS SOBRE A HABILIDADE DE DIRIGIR VEÍCULOS E/OU OPERAR MÁQUINAS
PODEM OCORRER CONVULSÕES, SONOLÊNCIA, TONTURAS15, ATAXIA16 E/OU CONFUSÃO EM PACIENTES RECEBENDO GANCICLOVIR SÓDICO.
SE OCORREREM, TAIS EFEITOS PODERÃO ALTERAR TAREFAS QUE NECESSITEM DE CONCENTRAÇÃO INCLUINDO HABILIDADE PARA DIRIGIR VEÍCULOS E/OU OPERAR MÁQUINAS.