COMPOSIÇÃO CLAVULIN ES

Atualizado em 28/05/2016

Cada 5 ml de suspensão oral contém:

  • amoxicilina ............................................................................................600mg

  • ácido clavulânico (sob a forma de clavulanato de potássio)..................... 42,9mg

  • veículo q.s.p .............................................................................................5 ml

Veículo: goma xantana, aspartamo, dióxido de silício, dióxido de silício coloidal, hidroxipropilmetilcelulose, aroma natural e artificial de laranja, aroma artificial de caramelo.


- INFORMAÇÃO AO PACIENTE

Clavulin ES age em infecções1 bacterianas comuns onde o tratamento com antibióticos é indicado.


Conservar o produto em recipiente bem fechado em local seco (temperatura ≤ 25°C).


Tanto o pó quanto a suspensão, imediatamente, após a reconstituição, apresentam uma coloração esbranquiçada.


A suspensão oral, após reconstituição, ficará estável por 10 dias, devendo, para isso, ser conservada em refrigerador (2°C a 8°C).

O prazo de validade do produto é de 24 meses, a contar da data de sua fabricação.


NÃO USE MEDICAMENTOS COM PRAZO DE VALIDADE VENCIDO.

Caso ocorra gravidez2 durante ou logo após o tratamento com Clavulin ES, suspenda a medicação e comunique imediatamente ao seu médico.


O uso de Clavulin ES é contra-indicado em pacientes com história de Hipersensibilidade à penicilina e cefalosporinas.


Clavulin ES suspensão contém aspartamo, portanto, deve-se ter cuidado em pacientes com fenilcetonúria3.

Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.


Não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico.


Informe ao médico o aparecimento de reações desagradáveis, tais como diarréia4, indigestão, náusea5, vômito6, prurido7 vaginal e urticária8.


TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

Informe ao seu médico se estiver fazendo uso de outros medicamentos.


NÃO TOME MEDICAMENTO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE9.

- INFORMAÇÕES TÉCNICAS


Propriedades Farmacodinâmicas


Clavulin ES é uma mistura composta de amoxicilina trihidratada e o sal potássico do ácido clavulânico. A amoxicilina é um antibiótico semisintético com um amplo espectro de atividade bactericida contra muitos microorgarnsmos gram-positivos e gram-negativos. No entanto, a amoxicilina é susceptível à degradação pelas β-lactamases. A resistência a muitos antibióticos é causada por enzimas bacterianas β-lactamases comumente encontradas nos microorganismos resistentes às penicilinas e às cefalosporinas, as quais destroem o antibiótico antes que este possa

atuar sobre o patógeno. No Clavulin ES, o clavulanato se antecipa ao mecanismo de defesa bacteriano com um bloqueio irreversível da enzima10-lactamase e torna os microorganismos sensíveis ao rápido efeito da amoxicilina. Particularmente, tem uma boa atividade contra as lactamases mediadas por plasmídeos clinicamente importantes, freqüentemente responsáveis pela resistência transferida ao fármaco11.

O clavulanato em associação com a amoxicilina, como Clavulin ES, se converte em um antibiótico de amplo espectro e um inibidor β-lactamase.


Propriedades Farmacocinéticas

Da farmacocinética, sabemos que a amoxicilina é estável no ácido gástrico12, e entre 75% e 90% da dose oral é absorvida pelo trato gastrointestinal.


A presença de comida no trato gastrointestinal não diminui a absorção, preferindo-se o uso da amoxicilina para administração oral frente a outros antibióticos, incluindo a ampicilina. Aproximadamente 18% da amoxicilina e 25% de ácido clavulânico circulantes estão ligados a proteínas13 plasmáticas. Altas concentrações são encontradas na bílis e na urina14. Não chega ao cérebro15 nem ao liquido cefalorraquidiano16, a não ser que as meninges17 se encontrem inflamadas.


Nos estudos em animais, não existe evidência sugerindo que algum dos componentes é acumulado no organismo.


A amoxicilina é rapidamente eliminada: aproximadamente 10-25% da dose inicial é metabolizada. A fase beta da meia vida de eliminação, em pacientes com função renal18 normal, é de aproximadamente uma hora. A meia vida é prolongada em pacientes com insuficiência renal19 ( 8 a 16 horas em pacientes com anurese) e é necessário ajustar a dose ou o intervalo de administração.


- INDICAÇÕES

Clavulin ES está indicado para o tratamento de pacientes pediátricos com otite média20 aguda recorrente ou persistente causada por Streptococcus pneumoniae (MIC de penicilina ≤ 4 rncg/ml), Haemophilus influenzae e Moraxella catarrhalis.

Estes pacientes freqüentemente são caracterizados por uso de antibióticos nos últimos três meses e têm até dois anos de idade ou convivem com outras crianças.


- CONTRA-INDICAÇÕES

Hipersensibilidade às penicilinas ou a qualquer componente da fórmula. Deve-se ter especial atenção a uma possível sensibilidade cruzada com outros antibióticos β-lactâmicos, por exemplo: cefalosporinas.


História de icterícia21/disfunção hepática22 associada à ClavuIin ES ou penicilina.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Infecções: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
2 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
3 Fenilcetonúria: A Fenilcetonúria é uma doença genética caracterizada pelo defeito ou ausência da enzima fenilalanina hidroxilase (PAH). Esta proteína catalisa o processo de conversão da fenilalanina em tirosina. A tirosina está envolvida na síntese da melanina. Esta doença pode ser detectada logo após o nascimento através de triagem neonatal (conhecida como Teste do Pezinho). Nesta doença, alguns alimentos podem intoxicar o cérebro e causar um quadro de retardo mental irreversível. As crianças que nascem com ela têm um problema digestivo no fígado. Há um odor corporal forte e vômitos após as refeições. Seu tratamento consiste em retirar a fenilalanina da alimentação por toda a vida.
4 Diarréia: Aumento do volume, freqüência ou quantidade de líquido nas evacuações.Deve ser a manifestação mais freqüente de alteração da absorção ou transporte intestinal de substâncias, alterações estas que em geral são devidas a uma infecção bacteriana ou viral, a toxinas alimentares, etc.
5 Náusea: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc.
6 Vômito: É a expulsão ativa do conteúdo gástrico pela boca. Pode ser classificado como: alimentar, fecalóide, biliar, em jato, pós-prandial. Sinônimo de êmese. Os medicamentos que agem neste sintoma são chamados de antieméticos.
7 Prurido: 1.    Na dermatologia, o prurido significa uma sensação incômoda na pele ou nas mucosas que leva a coçar, devido à liberação pelo organismo de substâncias químicas, como a histamina, que irritam algum nervo periférico. 2.    Comichão, coceira. 3.    No sentido figurado, prurido é um estado de hesitação ou dor na consciência; escrúpulo, preocupação, pudor. Também pode significar um forte desejo, impaciência, inquietação.
8 Urticária: Reação alérgica manifestada na pele como elevações pruriginosas, acompanhadas de vermelhidão da mesma. Pode afetar uma parte ou a totalidade da pele. Em geral é autolimitada e cede em pouco tempo, podendo apresentar períodos de melhora e piora ao longo de vários dias.
9 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
10 Enzima: Proteína produzida pelo organismo que gera uma reação química. Por exemplo, as enzimas produzidas pelo intestino que ajudam no processo digestivo.
11 Fármaco: Qualquer produto ou preparado farmacêutico; medicamento.
12 Ácido Gástrico: Ácido clorídrico presente no SUCO GÁSTRICO.
13 Proteínas: Um dos três principais nutrientes dos alimentos. Alimentos que fornecem proteína incluem carne vermelha, frango, peixe, queijos, leite, derivados do leite, ovos.
14 Urina: Resíduo líquido produzido pela filtração renal no organismo, estocado na bexiga e expelido pelo ato de urinar.
15 Cérebro: Derivado do TELENCÉFALO, o cérebro é composto dos hemisférios direito e esquerdo. Cada hemisfério contém um córtex cerebral exterior e gânglios basais subcorticais. O cérebro inclui todas as partes dentro do crânio exceto MEDULA OBLONGA, PONTE e CEREBELO. As funções cerebrais incluem as atividades sensório-motora, emocional e intelectual.
16 Líquido cefalorraquidiano: Líquido cefalorraquidiano (LCR), também conhecido como líquor ou fluido cérebro espinhal, é definido como um fluido corporal estéril, incolor, encontrado no espaço subaracnoideo no cérebro e na medula espinhal (entre as meninges aracnoide e pia-máter). Caracteriza-se por ser uma solução salina pura, com baixo teor de proteínas e células, atuando como um amortecedor para o córtex cerebral e a medula espinhal. Possui também a função de fornecer nutrientes para o tecido nervoso e remover resíduos metabólicos do mesmo. É sintetizado pelos plexos coroidais, epitélio ventricular e espaço subaracnoideo em uma taxa de aproximadamente 20 mL/hora. Em recém-nascidos, este líquido é encontrado em um volume que varia entre 10 a 60 mL, enquanto que no adulto fica entre 100 a 150 mL.
17 Meninges: Conjunto de membranas que envolvem o sistema nervoso central. Cumprem funções de proteção, isolamento e nutrição. São três e denominam-se dura-máter, pia-máter e aracnóide.
18 Renal: Relacionado aos rins. Uma doença renal é uma doença dos rins. Insuficiência renal significa que os rins pararam de funcionar.
19 Insuficiência renal: Condição crônica na qual o corpo retém líquido e excretas pois os rins não são mais capazes de trabalhar apropriadamente. Uma pessoa com insuficiência renal necessita de diálise ou transplante renal.
20 Otite média: Infecção na orelha média.
21 Icterícia: Coloração amarelada da pele e mucosas devido a uma acumulação de bilirrubina no organismo. Existem dois tipos de icterícia que têm etiologias e sintomas distintos: icterícia por acumulação de bilirrubina conjugada ou direta e icterícia por acumulação de bilirrubina não conjugada ou indireta.
22 Hepática: Relativa a ou que forma, constitui ou faz parte do fígado.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.