CARACTERÍSTICAS MESNA

Atualizado em 28/05/2016

Modo de Ação

Mesna, por ser um composto contendo o grupo SH, protege a mucosa1 da bexiga urinária2 ligandose aos metabólitos3 reativos das oxazafosforinas (ciclofosfamida, ifosfamida e trofosfamida). Como esta substância uroprotetora é excretada mais rapidamente que as oxazafosforinas e seus metabólitos3 reativos, a injeção4 de mesna deve ser repetida após 4 e 8 horas.


Farmacocinética

Distribuição: mesna possui um volume de distribuição de 0,652 L/kg e um clearance plasmático de 1,23 L/kg/h.


Biotransformação: mesna por oxidação rápida se transforma no metabólito5 dimesna.


Meia vida: após administração de 800 mg as meia-vidas de mesna e dimesna no sangue6 são 0,36 h e 1,17 h, respectivamente.


Excreção: aproximadamente 32% a 33% da dosagem administrada foram eliminadas na urina7 em 24 horas como mesna e dimesna, respectivamente.


- INDICAÇÕES

Prevenção de toxicidade8 das oxazafosforinas ao nível das vias urinárias. A administração concomitante de mesna é recomendável na terapia citostática com doses altas de ifosfamida, na terapia com doses maciças (acima de 10 mg/kg) de ciclofosfamida ou trofosfamida, e em pacientes que apresentem riscos. Estes riscos compreendem principalmente: radioterapia9 prévia na região da pequena pelve10, ocorrência de cistite11 durante uma terapia com oxazafosforinas e portadores de distúrbios no trato urinário12.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Mucosa: Tipo de membrana, umidificada por secreções glandulares, que recobre cavidades orgânicas em contato direto ou indireto com o meio exterior.
2 Bexiga Urinária: Saco musculomembranoso ao longo do TRATO URINÁRIO. A URINA flui dos rins (KIDNEY) para dentro da bexiga via URETERES (URETER) e permanece lá até a MICÇÃO. Sinônimos: Bexiga
3 Metabólitos: Qualquer composto intermediário das reações enzimáticas do metabolismo.
4 Injeção: Infiltração de medicação ou nutrientes líquidos no corpo através de uma agulha e seringa.
5 Metabólito: Qualquer composto intermediário das reações enzimáticas do metabolismo.
6 Sangue: O sangue é uma substância líquida que circula pelas artérias e veias do organismo. Em um adulto sadio, cerca de 45% do volume de seu sangue é composto por células (a maioria glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas). O sangue é vermelho brilhante, quando oxigenado nos pulmões (nos alvéolos pulmonares). Ele adquire uma tonalidade mais azulada, quando perde seu oxigênio, através das veias e dos pequenos vasos denominados capilares.
7 Urina: Resíduo líquido produzido pela filtração renal no organismo, estocado na bexiga e expelido pelo ato de urinar.
8 Toxicidade: Capacidade de uma substância produzir efeitos prejudiciais ao organismo vivo.
9 Radioterapia: Método que utiliza diversos tipos de radiação ionizante para tratamento de doenças oncológicas.
10 Pelve: 1. Cavidade no extremo inferior do tronco, formada pelos dois ossos do quadril (ossos ilíacos), sacro e cóccix; bacia. 2. Qualquer cavidade em forma de bacia ou taça (por exemplo, a pelve renal).
11 Cistite: Inflamação ou infecção da bexiga. É uma das infecções mais freqüentes em mulheres, e manifesta-se por ardor ao urinar, urina escura ou com traços de sangue, aumento na freqüência miccional, etc.
12 Trato Urinário:

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.