PRECAUÇÕES E ADVERTÊNCIAS MESNA

Atualizado em 28/05/2016

O EFEITO PROTETOR DE MESNA RESTRINGE-SE SOMENTE ÀS VIAS URINÁRIAS. TODAS AS DEMAIS MEDIDAS PROFILÁTICAS OU CONCOMITANTES RECOMENDADAS PARA O TRATAMENTO COM OXAZAFOSFORINAS NÃO SÃO AFETADAS, DEVENDO, PORTANTO, SER MANTIDAS.

  - USO DURANTE A GRAVIDEZ1

MESNA NÃO DEVE SER ADMINISTRADA QUANDO HOUVER GRAVIDEZ1 SUSPEITA OU CONFIRMADA E DURANTE A LACTAÇÃO2, A NÃO SER QUE, A CRITÉRIO MÉDICO, OS BENEFÍCIOS DO TRATAMENTO ESPERADOS PARA A MÃE SUPEREM OS RISCOS POTENCIAIS PARA A CRIANÇA, POIS NÃO FORAM REALIZADOS ESTUDOS EM HUMANOS. ENTRETANTO OS ESTUDOS EM RATAS E COELHAS COM DOSES ORAIS ATÉ 100 MG/KG DE PESO CORPORAL, NÃO DEMONSTRARAM QUE MESNA POSSA CAUSAR EFEITOS TERATOGÊNICOS3 NO FETO4 (GRAVIDEZ1, FDA E CATEGORIA C).


  - USO DURANTE A LACTAÇÃO2

NÃO HÁ RELATOS DE QUE MESNA É EXCRETADA NO LEITE MATERNO, PORÉM, A ADMINISTRAÇÃO DESTE MEDICAMENTO DURANTE A LACTAÇÃO2 DEVE SER FEITA COM CAUTELA.



  - EFEITOS SOBRE A HABILIDADE DE DIRIGIR VEÍCULOS E/OU OPERAR MÁQUINAS NÃO HÁ EVIDÊNCIAS DE QUE MESNA DIMINUA A HABILIDADE DE DIRIGIR VEÍCULOS E/OU OPERAR MÁQUINAS.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
2 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
3 Teratogênicos: Agente teratogênico ou teratógeno é tudo aquilo capaz de produzir dano ao embrião ou feto durante a gravidez. Estes danos podem se refletir como perda da gestação, malformações ou alterações funcionais ou ainda distúrbios neurocomportamentais, como retardo mental.
4 Feto: Filhote por nascer de um mamífero vivíparo no período pós-embrionário, depois que as principais estruturas foram delineadas. Em humanos, do filhote por nascer vai do final da oitava semana após a CONCEPÇÃO até o NASCIMENTO, diferente do EMBRIÃO DE MAMÍFERO prematuro.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.