PRECAUÇÕES E ADVERTÊNCIAS ÁRTICO

Atualizado em 28/05/2016

Esse medicamento deve ser administrado somente por boca1.

Não deve ser utilizado durante a gravidez2, lactação3 ou em casos de fenilcetonúria4. Também não deve ser utilizado em caso de doença renal5 ou hepática6. Pacientes com distúrbios da coagulação7 devem ter precaução quanto ao uso desta preparação, devido ao risco anticoagulante8 da condroitina.

Gravidez2 a lactação3: Informe seu médico a ocorrência de gravidez2 na vigência do tratamento ou após o seu término.

Não há dados com relação ao uso Ártico (sulfato de glicosamina + sulfato sódico de condroitina) na gravidez2 e lactação3 humana; portanto, seu uso não é recomendado nestes casos.


Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Este medicamento só deve ser administrado sob supervisão médica. Informar ao médico se está amamentando.

- INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS

A administração oral de sulfato de glicosamina pode favorecer a absorção gastrintestinal de tetraciclinas e reduzir a de penicilina e cloranfenicol. Não existe limitação para administração simultânea de analgésicos9 ou anti-inflamatórios esteroides e não esteroides. A condroitina pode potencializar o risco de sangramento, devido a sua interação com anticoagulantes10, tais como varfarina e ácido acetilsalicílico.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Boca: Cavidade oral ovalada (localizada no ápice do trato digestivo) composta de duas partes
2 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
3 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
4 Fenilcetonúria: A Fenilcetonúria é uma doença genética caracterizada pelo defeito ou ausência da enzima fenilalanina hidroxilase (PAH). Esta proteína catalisa o processo de conversão da fenilalanina em tirosina. A tirosina está envolvida na síntese da melanina. Esta doença pode ser detectada logo após o nascimento através de triagem neonatal (conhecida como Teste do Pezinho). Nesta doença, alguns alimentos podem intoxicar o cérebro e causar um quadro de retardo mental irreversível. As crianças que nascem com ela têm um problema digestivo no fígado. Há um odor corporal forte e vômitos após as refeições. Seu tratamento consiste em retirar a fenilalanina da alimentação por toda a vida.
5 Renal: Relacionado aos rins. Uma doença renal é uma doença dos rins. Insuficiência renal significa que os rins pararam de funcionar.
6 Hepática: Relativa a ou que forma, constitui ou faz parte do fígado.
7 Coagulação: Ato ou efeito de coagular(-se), passando do estado líquido ao sólido.
8 Anticoagulante: Substância ou medicamento que evita a coagulação, especialmente do sangue.
9 Analgésicos: Grupo de medicamentos usados para aliviar a dor. As drogas analgésicas incluem os antiinflamatórios não-esteróides (AINE), tais como os salicilatos, drogas narcóticas como a morfina e drogas sintéticas com propriedades narcóticas, como o tramadol.
10 Anticoagulantes: Substâncias ou medicamentos que evitam a coagulação, especialmente do sangue.

Tem alguma dúvida sobre PRECAUÇÕES E ADVERTÊNCIAS ÁRTICO?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.