POSOLOGIA E MODO DE USO BICALUTAMIDA

Atualizado em 28/05/2016

Câncer1 de Próstata2 Avançado (Metastático)

- Tratamento de câncer1 avançado da próstata2 em combinação com o tratamento com análogos do LHRH ou castração3 cirúrgica:

Adultos (inclusive idosos): 1 comprimido de 50 mg uma vez ao dia.

O tratamento deve ser iniciado ao mesmo tempo que o tratamento com o análogo do LHRH ou a castração3 cirúrgica.

  -Tratamento de câncer1 de próstata2 metastático em pacientes nos quais a castração3 cirúrgica ou medicamentosa não está indicada ou não é aceitável:

Adultos (inclusive idosos): 3 comprimidos de 50 mg uma vez ao dia.


Câncer1 de próstata2 não-metastático

Adultos (inclusive idosos): 3 comprimidos de 50 mg uma vez ao dia.


Crianças

Bicalutamida é contraindicado para crianças.


Comprometimento renal4

Não é necessário ajuste de dose de bicalutamida para pacientes5 com comprometimento renal4.


Comprometimento hepático

Não é necessário ajuste de dose de bicalutamida para pacientes5 com comprometimento hepático leve. Pode ocorrer acúmulo em pacientes com comprometimento hepático moderado a grave (ver item Precauções e Advertências).


- SUPERDOSAGEM

Não há experiência com superdosagem em humanos. Não há antídoto6 específico e o tratamento deve ser sintomático7. Uma vez que bicalutamida possui alta taxa de ligação às proteínas8 e não é recuperado inalterado na urina9, o procedimento de diálise10 pode não ser útil. Cuidados gerais de suporte, incluindo monitorização freqüente dos sinais vitais11, são indicados.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
2 Próstata: Glândula que (nos machos) circunda o colo da BEXIGA e da URETRA. Secreta uma substância que liquefaz o sêmem coagulado. Está situada na cavidade pélvica (atrás da parte inferior da SÍNFISE PÚBICA, acima da camada profunda do ligamento triangular) e está assentada sobre o RETO.
3 Castração: Anulação da função ovariana ou testicular através da extirpação destes órgãos ou por inibição farmacológica.
4 Renal: Relacionado aos rins. Uma doença renal é uma doença dos rins. Insuficiência renal significa que os rins pararam de funcionar.
5 Para pacientes: Você pode utilizar este texto livremente com seus pacientes, inclusive alterando-o, de acordo com a sua prática e experiência. Conheça todos os materiais Para Pacientes disponíveis para auxiliar, educar e esclarecer seus pacientes, colaborando para a melhoria da relação médico-paciente, reunidos no canal Para Pacientes . As informações contidas neste texto são baseadas em uma compilação feita pela equipe médica da Centralx. Você deve checar e confirmar as informações e divulgá-las para seus pacientes de acordo com seus conhecimentos médicos.
6 Antídoto: Substância ou mistura que neutraliza os efeitos de um veneno. Esta ação pode reagir diretamente com o veneno ou amenizar/reverter a ação biológica causada por ele.
7 Sintomático: 1. Relativo a ou que constitui sintoma. 2. Que é efeito de alguma doença. 3. Por extensão de sentido, é o que indica um particular estado de coisas, de espírito; revelador, significativo.
8 Proteínas: Um dos três principais nutrientes dos alimentos. Alimentos que fornecem proteína incluem carne vermelha, frango, peixe, queijos, leite, derivados do leite, ovos.
9 Urina: Resíduo líquido produzido pela filtração renal no organismo, estocado na bexiga e expelido pelo ato de urinar.
10 Diálise: Quando os rins estão muito doentes, eles deixam de realizar suas funções, o que pode levar a risco de vida. Nesta situação, é preciso substituir as funções dos rins de alguma maneira, o que pode ser feito realizando-se um transplante renal, ou através da diálise. A diálise é um tipo de tratamento que visa repor as funções dos rins, retirando as substâncias tóxicas e o excesso de água e sais minerais do organismo, estabelecendo assim uma nova situação de equilíbrio. Existem dois tipos de diálise: a hemodiálise e a diálise peritoneal.
11 Sinais vitais: Conjunto de variáveis fisiológicas que são pressão arterial, freqüência cardíaca, freqüência respiratória e temperatura corporal.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.