INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS VI-FERRIN

Atualizado em 28/05/2016

O ácido ascórbico aumenta a absorção do ferro medicinal em pelo menos 30%, no entanto, essa maior absorção está associada a um aumento da incidência1 de efeitos adversos. A necessidade de folatos pode aumentar em razão da administração em uso prolongado de corticosteroides, analgésicos2, anticonvulsivantes, estrogênios e salazosulfapiridina. A reposição de ácido fólico em pacientes folatodeficientes que recebem fenitoína pode aumentar o metabolismo3 desta resultando um decréscimo nas concentrações de fenitoína sérica. O uso simultâneo com o ácido fólico pode diminuir os efeitos dos anticonvulsivantes do grupo da hidantoína.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Incidência: Medida da freqüência em que uma doença ocorre. Número de casos novos de uma doença em um certo grupo de pessoas por um certo período de tempo.
2 Analgésicos: Grupo de medicamentos usados para aliviar a dor. As drogas analgésicas incluem os antiinflamatórios não-esteróides (AINE), tais como os salicilatos, drogas narcóticas como a morfina e drogas sintéticas com propriedades narcóticas, como o tramadol.
3 Metabolismo: É o conjunto de transformações que as substâncias químicas sofrem no interior dos organismos vivos. São essas reações que permitem a uma célula ou um sistema transformar os alimentos em energia, que será ultilizada pelas células para que as mesmas se multipliquem, cresçam e movimentem-se. O metabolismo divide-se em duas etapas: catabolismo e anabolismo.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.