REAÇÕES ADVERSAS A MEDICAMENTOS SOLUÇÃO DE RINGER COM LACTATO - BOLSA

Atualizado em 28/05/2016

As reações adversas podem ocorrer devido à solução ou à técnica de administração e incluem resposta febril, infecção1 no ponto de injeção2, trombose3 venosa ou flebite4 irradiando-se a partir do ponto de injeção2, extravasamento e hipervolemia. Se ocorrer reação adversa, suspender a infusão, avaliar o paciente, aplicar terapêutica5 corretiva apropriada e guardar o restante da solução para posterior investigação, se necessário.

Por conter íons6 lactato7 deve ser administrado com cautela, pois infusão excessiva pode provocar alcalose8 metabólica.

Hipernatremia9, por ser associada a edema10 e exacerbação da insuficiência cardíaca congestiva11, devido à retenção de água, resultando em aumento do volume do fluido extracelular.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Infecção: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
2 Injeção: Infiltração de medicação ou nutrientes líquidos no corpo através de uma agulha e seringa.
3 Trombose: Formação de trombos no interior de um vaso sanguíneo. Pode ser venosa ou arterial e produz diferentes sintomas segundo os territórios afetados. A trombose de uma artéria coronariana pode produzir um infarto do miocárdio.
4 Flebite: Inflamação da parede interna de uma veia. Pode ser acompanhada ou não de trombose da mesma.
5 Terapêutica: Terapia, tratamento de doentes.
6 Íons: Átomos ou grupos atômicos eletricamente carregados.
7 Lactato: Sal ou éster do ácido láctico ou ânion dele derivado.
8 Alcalose: Desequilíbrio do meio interno, produzido por uma diminuição na concentração de íons hidrogênio ou aumento da concentração de bases orgânicas nos líquidos corporais.
9 Hipernatremia: Excesso de sódio no sangue, indicativo de desidratação.
10 Edema: 1. Inchaço causado pelo excesso de fluidos no organismo. 2. Acúmulo anormal de líquido nos tecidos do organismo, especialmente no tecido conjuntivo.
11 Insuficiência Cardíaca Congestiva: É uma incapacidade do coração para efetuar as suas funções de forma adequada como conseqüência de enfermidades do próprio coração ou de outros órgãos. O músculo cardíaco vai diminuindo sua força para bombear o sangue para todo o organismo.

Tem alguma dvida sobre REAÇÕES ADVERSAS A MEDICAMENTOS SOLUÇÃO DE RINGER COM LACTATO - BOLSA?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta ser enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dvidas j respondidas.