INFORMAÇÕES AO PACIENTE PREDNISONA GERMED

Atualizado em 28/05/2016
A prednisona possui potente ação anti-inflamatória, anti-reumática e antialérgica no tratamento de distúrbios que respondem a corticosteroides. O início de ação é rápido e seus efeitos começam a ser observados uma hora após a administração.
Manter à temperatura ambiente (15°C e 30°C). Proteger da luz e manter em lugar seco.
O número de lote e a data de validade deste medicamento também estão carimbados na embalagem do produto. Verifique sempre o prazo de validade do medicamento antes de usá-lo.
Nunca use medicamentos com o prazo de validade vencido, pois pode ser prejudicial à sua saúde1.
Informe seu médico a ocorrência de gravidez2 na vigência do tratamento ou após o seu término.
Informar ao médico se está amamentando.
Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses, e a duração do tratamento.
Não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis. As reações adversas a prednisona têm sido do mesmo tipo das relatadas para outros corticosteroides e usualmente podem ser revertidas ou minimizadas com a redução da dose, sendo este procedimento preferível à interrupção do tratamento com a droga.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.
A prednisona está contraindicado em pacientes com infecções3 sistêmicas por fungos, hipersensibilidade à prednisona ou a outros corticosteroides ou a qualquer componentes de sua fórmula.
Informe a seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início ou durante o tratamento.
Uma vez que não existem estudos adequados sobre a reprodução4 humana e corticosteroides, o uso de prednisona em gestantes, mulheres no período de amamentação5 ou com suspeita de gravidez2 requer que os possíveis benefícios sejam avaliados em relação aos riscos potenciais para a mãe, embrião, feto6 ou recém-nascido.
NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA A SAÚDE1.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
2 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
3 Infecções: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
4 Reprodução: 1. Função pela qual se perpetua a espécie dos seres vivos. 2. Ato ou efeito de reproduzir (-se). 3. Imitação de quadro, fotografia, gravura, etc.
5 Amamentação: Ato da nutriz dar o peito e o lactente mamá-lo diretamente. É um fenômeno psico-sócio-cultural. Dar de mamar a; criar ao peito; aleitar; lactar... A amamentação é uma forma de aleitamento, mas há outras formas.
6 Feto: Filhote por nascer de um mamífero vivíparo no período pós-embrionário, depois que as principais estruturas foram delineadas. Em humanos, do filhote por nascer vai do final da oitava semana após a CONCEPÇÃO até o NASCIMENTO, diferente do EMBRIÃO DE MAMÍFERO prematuro.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.