PRINCIPAIS INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS OXALATO DE ESCITALOPRAM

Atualizado em 11/10/2016
Alguns medicamentos podem afetar a ação de outros, e isso pode causar sérias reações adversas.Comunicar ao seu médico todos os medicamentos que estiver em uso ou que tenha feito uso nos 14 dias prévios ao início do tratamento com oxalato de escitalopram (mesmo os sem necessidade de receita controlada), inclusive outros medicamentos para depressão (veja em: Quando não devo usar este medicamento?).
O oxalato de escitalopram e os medicamentos abaixo devem ser associados com orientação médica:
- Anticoagulantes1 orais, como a aspirina e anti-inflamatórios não-esteroidais (usados para afinar o sangue2, chamados então de anticoagulantes1, ou no alívio da dor) - a eficácia dos anticoagulantes1 orais pode ser alterada, e o tempo de coagulação3 deverá ser avaliado quando o oxalato de escitalopram for introduzido ou descontinuado, para verificar a adequação da dose do anticoagulante4.
- carbonato de lítio e triptofano - se apresentar febre5 alta, contrações musculares abruptas, agitação e confusão, contatar imediatamente seu médico;
- cimetidina e omeprazol - quando utilizados em conjunto com o oxalato de escitalopram podem causar aumento da quantidade do oxalato de escitalopram no organismo;
- erva de São João (Hypericum perforatum) - o uso associado ao oxalato de escitalopram pode aumentar o risco de efeitos adversos;
- imipramina, desipramina, clomipramina, nortriptilina (antidepressivos); flecainida, propafenona e metoprolol (usados para tratar doenças cardiovasculares6); risperidona, tioridazina e haloperidol (antipsicóticos).
Pode ser necessário o ajuste da dose do oxalato de escitalopram;
- "Inibidores não-seletivos da monoaminoxidase (IMAO7)" - que contenham fenelzina, iproniazida, isocarboxazida, nialamida e tranilcipromina como ingredientes ativos. Se você fez uso de algum destes medicamentos, após a interrupção você precisará esperar 14 dias antes de começar a tomar o oxalato de escitalopram. Após a interrupção do oxalato de escitalopram, você deve esperar 7 dias antes de usar qualquer um destes medicamentos;
- "Inibidores seletivos da MAO8-A, reversíveis" - que contenham moclobemida (usada para tratar depressão);
- "Inibidores irreversíveis da MAO8-B" - que contenham selegilina (usada para tratar doença de Parkinson9).
Eles aumentam o risco de efeitos adversos;
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Anticoagulantes: Substâncias ou medicamentos que evitam a coagulação, especialmente do sangue.
2 Sangue: O sangue é uma substância líquida que circula pelas artérias e veias do organismo. Em um adulto sadio, cerca de 45% do volume de seu sangue é composto por células (a maioria glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas). O sangue é vermelho brilhante, quando oxigenado nos pulmões (nos alvéolos pulmonares). Ele adquire uma tonalidade mais azulada, quando perde seu oxigênio, através das veias e dos pequenos vasos denominados capilares.
3 Coagulação: Ato ou efeito de coagular(-se), passando do estado líquido ao sólido.
4 Anticoagulante: Substância ou medicamento que evita a coagulação, especialmente do sangue.
5 Febre: É a elevação da temperatura do corpo acima dos valores normais para o indivíduo. São aceitos como valores de referência indicativos de febre: temperatura axilar ou oral acima de 37,5°C e temperatura retal acima de 38°C. A febre é uma reação do corpo contra patógenos.
6 Doenças cardiovasculares: Doença do coração e vasos sangüíneos (artérias, veias e capilares).
7 IMAO: Tipo de antidepressivo que inibe a enzima monoaminoxidase (ou MAO), hoje usado geralmente como droga de terceira linha para a depressão devido às restrições dietéticas e ao uso de certos medicamentos que seu uso impõe. Deve ser considerada droga de primeira escolha no tratamento da depressão atípica (com sensibilidade à rejeição) ou agente útil no distúrbio do pânico e na depressão refratária. Pode causar hipotensão ortostática e efeitos simpaticomiméticos tais como taquicardia, suores e tremores. Náusea, insônia (associada à intensa sonolência à tarde) e disfunção sexual são comuns. Os efeitos sobre o sistema nervoso central incluem agitação e psicoses tóxicas. O término da terapia com inibidores da MAO pode estar associado à ansiedade, agitação, desaceleração cognitiva e dor de cabeça, por isso sua retirada deve ser muito gradual e orientada por um médico psiquiatra.
8 Mão: Articulação entre os ossos do metacarpo e as falanges.
9 Doença de Parkinson: Doença degenerativa que afeta uma região específica do cérebro (gânglios da base), e caracteriza-se por tremores em repouso, rigidez ao realizar movimentos, falta de expressão facial e, em casos avançados, demência. Os sintomas podem ser aliviados por medicamentos adequados, mas ainda não se conhece, até o momento, uma cura definitiva.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.