INFORMAÇÕES AO PACIENTE REPOFLOR

Atualizado em 26/04/2017
Ação esperada do medicamento: REPOFLOR® é indicado na restauração da flora intestinal biológica e também como auxiliar no tratamento da diarreia1 causada pelo Clostridium difficile, em decorrência do uso de antibióticos e quimioterápicos.Cuidados de armazenamento: manter à temperatura ambiente (15ºC a 30ºC). Proteger da luz e manter em lugar seco.
Prazo de validade: o número do lote, a data de fabricação e validade estão impressos no cartucho do produto. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Antes de usar observe o aspecto do medicamento.
Gravidez2 e lactação3: informe seu médico a ocorrência de gravidez2 na vigência do tratamento ou após o seu término. Informe seu médico se está amamentando. REPOFLOR® não é absorvido, portanto, pode ser utilizado por qualquer tipo de paciente, inclusive por gestantes e mulheres que estejam amamentando.
Cuidados e administração: as cápsulas de REPOFLOR® devem ser deglutidas inteiras, sem mastigar, com um pouco de líquido. Para crianças pequenas ou pessoas com dificuldades de engolir, recomenda-se abrir as cápsulas ou utilizar REPOFLOR® pó oral, adicionando-se o conteúdo das cápsulas ou do envelope a líquidos, mamadeiras ou alimentos.
Uma vez abertos, os envelopes ou cápsulas devem ser consumidos imediatamente. Não adicionar o produto a líquidos ou alimentos quentes (temperatura acima de 60°C) ou gelados, assim como a bebidas alcoólicas.
REPOFLOR® deve ser tomado de preferência em jejum ou meia hora antes das refeições. No caso de pacientes sob tratamento com antibióticos, ingerir REPOFLOR® um pouco antes desses agentes.
Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Interrupção no tratamento: não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Reações adversas: informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis. Até o momento, não existem relatos de reações adversas com o uso de Saccharomyces boulardii-17. Em algumas crianças ou lactentes4, pode-se sentir o cheiro de fermento nas fezes, sem qualquer significado nocivo.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.
Ingestão de concomitante com outra substância:
não ingerir o medicamento junto com bebidas alcoólicas.
Contraindicações: não são conhecidas, até o momento, condições que contraindiquem o uso de REPOFLOR®, exceto eventuais alergias a qualquer um dos excipientes. Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início, ou durante o tratamento. REPOFLOR® não deve ser usado por pacientes que estejam tomando fungicidas ou fungistáticos. Estes agentes podem inativar o Saccharomyces boulardii, reduzindo ou anulando o efeito terapêutico do produto.
NÃO USE MEDICAMENTO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA A SAÚDE5.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Diarréia: Aumento do volume, freqüência ou quantidade de líquido nas evacuações.Deve ser a manifestação mais freqüente de alteração da absorção ou transporte intestinal de substâncias, alterações estas que em geral são devidas a uma infecção bacteriana ou viral, a toxinas alimentares, etc.
2 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
3 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
4 Lactentes: Que ou aqueles que mamam, bebês. Inclui o período neonatal e se estende até 1 ano de idade (12 meses).
5 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.