INFORMAÇÕES AO PACIENTE JANUMET XR

Atualizado em 20/09/2017
 - 1.    PARA QUE ESTE MEDICAMENTO É INDICADO?

Seu médico prescreveu JANUMET® XR para ajudar a reduzir os seus níveis de açúcar1 no sangue2. JANUMET® XR deverá ser associado à dieta e a um programa de exercícios recomendados pelo seu médico.

O que é diabetes tipo 23?
O diabetes tipo 23 é uma condição na qual seu organismo não produz insulina4 em quantidade suficiente, e a insulina4 produzida não age tão bem como deveria. Seu organismo também pode produzir muito açúcar1. Quando isto ocorre, o açúcar1 (glicose5) no sangue2 aumenta e pode causar problemas de saúde6.
O principal objetivo do tratamento do diabetes7 é normalizar os níveis de açúcar1 no sangue2. A redução e o controle dos níveis de açúcar1 no sangue2 podem ajudar a prevenir ou retardar as complicações do diabetes8, como doença cardíaca, doença renal9, perda da visão10 e amputação11 de membros.
Níveis altos de açúcar1 no sangue2 podem ser reduzidos por meio de dieta e exercícios e com o uso de alguns medicamentos.

 - 2.    COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?

JANUMET® XR é um comprimido que contém dois medicamentos, o fosfato de sitagliptina e a metformina12, que diminuem o açúcar1 no sangue2. O fosfato de sitagliptina pertence a uma classe de medicamentos denominados inibidores da DPP-4 (inibidores da dipeptidil peptidase-4) e o cloridrato de metformina12 é um membro da classe das biguanidas13. Esses dois componentes atuam juntos para controlar os níveis de açúcar1 no sangue2 em pacientes com diabetes7 mellitus tipo 2. O diabetes tipo 23 era denominado diabetes7 mellitus não dependente de insulina4.
- JANUMET® XR diminui os níveis de açúcar1 no sangue2 em pacientes com diabetes7 mellitus tipo 2.
- JANUMET® XR ajuda a melhorar os níveis de insulina4 após uma refeição.
- JANUMET® XR ajuda o organismo a responder melhor à insulina4.
- JANUMET® XR diminui a quantidade de açúcar1 produzida pelo organismo.
- É incomum que JANUMET® XR cause níveis baixos de açúcar1 no sangue2 (hipoglicemia14).
 
 
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Açúcar: 1. Classe de carboidratos com sabor adocicado, incluindo glicose, frutose e sacarose. 2. Termo usado para se referir à glicemia sangüínea.
2 Sangue: O sangue é uma substância líquida que circula pelas artérias e veias do organismo. Em um adulto sadio, cerca de 45% do volume de seu sangue é composto por células (a maioria glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas). O sangue é vermelho brilhante, quando oxigenado nos pulmões (nos alvéolos pulmonares). Ele adquire uma tonalidade mais azulada, quando perde seu oxigênio, através das veias e dos pequenos vasos denominados capilares.
3 Diabetes tipo 2: Condição caracterizada por altos níveis de glicose causada tanto por graus variáveis de resistência à insulina quanto por deficiência relativa na secreção de insulina. O tipo 2 se desenvolve predominantemente em pessoas na fase adulta, mas pode aparecer em jovens.
4 Insulina: Hormônio que ajuda o organismo a usar glicose como energia. As células-beta do pâncreas produzem insulina. Quando o organismo não pode produzir insulna em quantidade suficiente, ela é usada por injeções ou bomba de insulina.
5 Glicose: Uma das formas mais simples de açúcar.
6 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
7 Diabetes: Nome que designa um grupo de doenças caracterizadas por diurese excessiva. A mais frequente é o Diabetes mellitus, ainda que existam outras variantes (Diabetes insipidus) de doença nas quais o transtorno primário é a incapacidade dos rins de concentrar a urina.
8 Complicações do diabetes: São os efeitos prejudiciais do diabetes no organismo, tais como: danos aos olhos, coração, vasos sangüíneos, sistema nervoso, dentes e gengivas, pés, pele e rins. Os estudos mostram que aqueles que mantêm os níveis de glicose do sangue, a pressão arterial e o colesterol próximos aos níveis normais podem ajudar a impedir ou postergar estes problemas.
9 Renal: Relacionado aos rins. Uma doença renal é uma doença dos rins. Insuficiência renal significa que os rins pararam de funcionar.
10 Visão: 1. Ato ou efeito de ver. 2. Percepção do mundo exterior pelos órgãos da vista; sentido da vista. 3. Algo visto, percebido. 4. Imagem ou representação que aparece aos olhos ou ao espírito, causada por delírio, ilusão, sonho; fantasma, visagem. 5. No sentido figurado, concepção ou representação, em espírito, de situações, questões etc.; interpretação, ponto de vista. 6. Percepção de fatos futuros ou distantes, como profecia ou advertência divina.
11 Amputação: 1. Em cirurgia, é a remoção cirúrgica de um membro ou segmento de membro, de parte saliente (por exemplo, da mama) ou do reto e/ou ânus. 2. Em odontologia, é a remoção cirúrgica da raiz de um dente ou da polpa. 3. No sentido figurado, significa diminuição, restrição, corte.
12 Metformina: Medicamento para uso oral no tratamento do diabetes tipo 2. Reduz a glicemia por reduzir a quantidade de glicose produzida pelo fígado e ajudando o corpo a responder melhor à insulina produzida pelo pâncreas. Pertence à classe das biguanidas.
13 Biguanidas: Classe de medicamento oral usado para tratar diabetes tipo 2. Diminui a glicemia por reduzir a quantidade de glicose produzida pelo fígado e por ajudar o corpo a responder melhor à insulina. Aumenta a sensibilidade da insulina nos tecidos periféricos, principalmente no fígado.
14 Hipoglicemia: Condição que ocorre quando há uma queda excessiva nos níveis de glicose, freqüentemente abaixo de 70 mg/dL, com aparecimento rápido de sintomas. Os sinais de hipoglicemia são: fome, fadiga, tremores, tontura, taquicardia, sudorese, palidez, pele fria e úmida, visão turva e confusão mental. Se não for tratada, pode levar ao coma. É tratada com o consumo de alimentos ricos em carboidratos como pastilhas ou sucos com glicose. Pode também ser tratada com uma injeção de glucagon caso a pessoa esteja inconsciente ou incapaz de engolir. Também chamada de reação à insulina.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.