INFORMAÇÕES AO PACIENTE MALEATO DE ENALAPRIL

Atualizado em 20/09/2017

- 1.    PARA QUE ESTE MEDICAMENTO É INDICADO?Seu médico prescreveu maleato de enalapril para controlar a pressão alta ou melhorar o desempenho do seu coração1 (tratamento da insuficiência cardíaca2). Também é usado para a prevenção de insuficiência cardíaca2 sintomática3.
Em muitos pacientes com insuficiência cardíaca2 que apresentam sintomas4, o maleato de enalapril retarda a piora da insuficiência cardíaca2 e reduz a necessidade de internação hospitalar por insuficiência cardíaca2. Este medicamento também ajuda alguns desses pacientes a viverem mais.
Em muitos pacientes com insuficiência cardíaca2 em estágio inicial, antes do desenvolvimento dos sintomas4, maleato de enalapril ajuda a prevenir o enfraquecimento do desempenho cardíaco e a retardar o aparecimento de sintomas4 (por exemplo, falta de ar, cansaço após atividades físicas leves, tais como caminhada, ou inchaço5 dos tornozelos e pés). Esses pacientes poderão precisar de menos hospitalizações por insuficiência cardíaca2.
Ao tomar maleato de enalapril, alguns pacientes com insuficiência cardíaca2 podem ter risco mais baixo de sofrer ataque cardíaco (infarto do miocárdio6).

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Coração: Órgão muscular, oco, que mantém a circulação sangüínea.
2 Insuficiência Cardíaca: É uma condição na qual a quantidade de sangue bombeada pelo coração a cada minuto (débito cardíaco) é insuficiente para suprir as demandas normais de oxigênio e de nutrientes do organismo. Refere-se à diminuição da capacidade do coração suportar a carga de trabalho.
3 Sintomática: 1. Relativo a ou que constitui sintoma. 2. Que é efeito de alguma doença. 3. Por extensão de sentido, é o que indica um particular estado de coisas, de espírito; revelador, significativo.
4 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
5 Inchaço: Inchação, edema.
6 Infarto do miocárdio: Interrupção do suprimento sangüíneo para o coração por estreitamento dos vasos ou bloqueio do fluxo. Também conhecido por ataque cardíaco.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.