FRAXIPARINA

GlaxoSmithKline

Atualizado em 08/12/2014

Composição da Fraxiparina

NADROPARINA CALCICA (HEPARINA DE BAIXO PESO MOLECULAR).

Posologia e Administração da Fraxiparina

INJECOES SUBCUTANEAS NA REGIAO MEDIA ANTERO-LATERAL DO ABDOME1, ALTERNANDO-SE OS LADOS DIREITO E ESQUERDO. A DOSE DIARIA PARA A PROFILAXIA DO TROMBOEMBOLISMO2 E DE 2850 UNIDADES ANTI-XA (0,3 ML) 2 A 4 HORAS ANTES DA CIRURGIA, MANTENDO-SE 1 INJECAO SUBCUTANEA3 DIARIA POR UM MINIMO DE 7 DIAS. PARA CIRURGIA ORTOPEDICA (MAIOR RISCO DE TROMBOEMBOLISMO2) E TRATAMENTO DA TROMBOSE VENOSA PROFUNDA4, HA ESQUEMAS POSOLOGICOS ESPECIFICOS, MAIS INTENSIVOS.

Reações Adversas da Fraxiparina

MANIFESTACOES HEMORRAGICAS5 (QUANDO HA FATORES DE RISCO ASSOCIADOS), REACOES ALERGICAS LOCAIS OU SISTEMICAS, RISCO EVENTUAL DE TROMBOCITOPENIA6 E AUMENTO DAS TRANSAMINASES, RARAMENTE HIPOALDOSTERONISMO. - SUPERDOSAGEM: GERALMENTE A SUSPENSAO DO TRATAMENTO E SUFICIENTE. EM CASOS GRAVES, UTILIZAR SULFATO OU CLORIDRATO DE PROTAMINA POR VIA IV LENTA. UMA UNIDADE ANTI-HEPARINA NEUTRALIZA CERCA DE 4 UNIDADES AXA DE FRAXIPARINA.

Contra-Indicações da Fraxiparina

CONTRA-INDICADO EM CASOS DE ALERGIA7 AO PRINCIPIO ATIVO, ANTECEDENTES DE TROMBOCITOPENIA6 COM HEPARINAS, ENDOCARDITE8 BACTERIANA AGUDA, PACIENTES COM TENDENCIAS HEMORRAGICAS5, ULCERA9 GASTRODUODENAL EM ATIVIDADE, AVC HEMORRAGICO10, POS-OPERATORIO DE CIRURGIA DO CEREBRO11 OU MEDULA12. NAO ADMINISTRAR POR VIA IM. EFETUAR CONTAGEM REGULAR DAS PLAQUETAS13. EVITAR ASSOCIACAO COM ANTIAGREGANTES PLAQUETARIOS, ANTICOAGU-LANTES E CORTICOIDES. O USO DURANTE A GRAVIDEZ14 E O ALEITAMENTO E DESACONSELHADO, POIS AINDA NAO EXISTEM INFORMACOES SUFICIENTES.

Indicações da Fraxiparina

PROFILAXIA E TRATAMENTO DA DOENCA TROMBOEMBOLICA.

Apresentação da Fraxiparina

CAIXAS. COM 10 E 50 SERINGAS DE 0,3 ML PRONTAS PARA USO, CONTENDO 2850 UI ANTIXA. CAIXAS. COM 5 A 50 SERINGAS DE 0,6 ML PRONTAS PARA USO, CONTENDO 5700 UI ANTIXA.

FRAXIPARINA - Laboratório

GlaxoSmithKline
Estrada dos Bandeirantes, 8464
Rio de Janeiro/RJ - CEP: 22783-110

Ver outros medicamentos do laboratório "GlaxoSmithKline"

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Abdome: Região do corpo que se localiza entre o TÓRAX e a PELVE.
2 Tromboembolismo: Doença produzida pela impactação de um fragmento de um trombo. É produzida quando este se desprende de seu lugar de origem, e é levado pela corrente sangüínea até produzir a oclusão de uma artéria distante do local de origem do trombo. Esta oclusão pode ter diversas conseqüências, desde leves até fatais, dependendo do tamanho do vaso ocluído e do tipo de circulação do órgão onde se deu a oclusão.
3 Injeção subcutânea: Injetar fluido no tecido localizado abaixo da pele, o tecido celular subcutâneo, com uma agulha e seringa.
4 Trombose Venosa Profunda: Caracteriza-se pela formação de coágulos no interior das veias profundas da perna. O que mais chama a atenção é o edema (inchaço) e a dor, normalmente restritos a uma só perna. O edema pode se localizar apenas na panturrilha e pé ou estar mais exuberante na coxa, indicando que o trombo se localiza nas veias profundas dessa região ou mais acima da virilha. Uma de suas principais conseqüências a curto prazo é a embolia pulmonar, que pode deixar seqüelas ou mesmo levar à morte. Fatores individuais de risco são: varizes de membros inferiores, idade maior que 40 anos, obesidade, trombose prévia, uso de anticoncepcionais, terapia de reposição hormonal, entre outras.
5 Hemorrágicas: Relativo à hemorragia, ou seja, ao escoamento de sangue para fora dos vasos sanguíneos.
6 Trombocitopenia: É a redução do número de plaquetas no sangue. Contrário de trombocitose. Quando a quantidade de plaquetas no sangue é inferior a 150.000/mm³, diz-se que o indivíduo apresenta trombocitopenia (ou plaquetopenia). As pessoas com trombocitopenia apresentam tendência de sofrer hemorragias.
7 Alergia: Reação inflamatória anormal, perante substâncias (alérgenos) que habitualmente não deveriam produzi-la. Entre estas substâncias encontram-se poeiras ambientais, medicamentos, alimentos etc.
8 Endocardite: Inflamação aguda ou crônica do endocárdio. Ela pode estar preferencialmente localizada nas válvulas cardíacas (endocardite valvular) ou nas paredes cardíacas (endocardite parietal). Pode ter causa infecciosa ou não infecciosa.
9 Úlcera: Ferida superficial em tecido cutâneo ou mucoso que pode ocorrer em diversas partes do organismo. Uma afta é, por exemplo, uma úlcera na boca. A úlcera péptica ocorre no estômago ou no duodeno (mais freqüente). Pessoas que sofrem de estresse são mais susceptíveis a úlcera.
10 Hemorrágico: Relativo à hemorragia, ou seja, ao escoamento de sangue para fora dos vasos sanguíneos.
11 Cérebro: Derivado do TELENCÉFALO, o cérebro é composto dos hemisférios direito e esquerdo. Cada hemisfério contém um córtex cerebral exterior e gânglios basais subcorticais. O cérebro inclui todas as partes dentro do crânio exceto MEDULA OBLONGA, PONTE e CEREBELO. As funções cerebrais incluem as atividades sensório-motora, emocional e intelectual.
12 Medula: Tecido mole que preenche as cavidades dos ossos. A medula óssea apresenta-se de dois tipos, amarela e vermelha. A medula amarela é encontrada em cavidades grandes de ossos grandes e consiste em sua grande maioria de células adiposas e umas poucas células sangüíneas primitivas. A medula vermelha é um tecido hematopoiético e é o sítio de produção de eritrócitos e leucócitos granulares. A medula óssea é constituída de um rede, em forma de treliça, de tecido conjuntivo, contendo fibras ramificadas e preenchida por células medulares.
13 Plaquetas: Elemento do sangue (não é uma célula porque não apresenta núcleo) produzido na medula óssea, cuja principal função é participar da coagulação do sangue através da formação de conglomerados que tamponam o escape do sangue por uma lesão em um vaso sangüíneo.
14 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.