Água de Melissa

IFAL INDUSTRIA E COMERCIO DE PRODUTOS FARMAC LTDA

Atualizado em 16/07/2021

IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO

Água de Melissa
Melissa officinalis L.
Gotas 0,65 mL/mL

PRODUTO FITOTERÁPICO
Nome científico:
Melissa officinalis L
Nome da família botânica: Lamiaceae
Nomenclatura popular: erva cidreira, melissa.
Parte da planta utilizada: folhas
Produto registrado com base no uso tradicional, não sendo recomendado seu uso por período prolongado.

FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO:

Solução oral gotas
Frasco plástico contendo 48 mL de solução

USO ORAL
USO ADULTO E PEDIÁTRICO ACIMA DE 12 ANOS

COMPOSIÇÃO:

Cada mL de Água de Melissa contém:

extrato fluido Melissa officinalis L. (equivalente a 19,50mg de derivados hidroxicinâmicos expressos em ácido rosmarínico) 0,65 mL
veículo q.s.p. 1,0 mL

Veículo: água , álcool etílico, metilparabeno, propilparabeno. Teor alcoólico de 0,86%.

Cada mL corresponde a 20 gotas. Cada gota1 contém 0,98 mg de derivados hidroxicinâmicos expressos em ácido rosmarínico (mg/gota1).

INFORMAÇÕES AO PACIENTE

PARA QUE ESTE MEDICAMENTO É INDICADO?

Este produto tem alegações de uso como carminativo (redução de gases intestinais), antiespasmódico (previne espasmos2 e cólicas3 no estômago4, intestino) e ansiolítico leve.

COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?

A Água de Melissa é utilizada por via oral e age no intestino diminuindo gases intestinais e prevenindo cólicas3. Também atua no sistema nervoso5 com efeito ansiolítico leve.

QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?

Não deve ser usado em casos de hipotireoidismo6, pois ocorre inibição de certos hormônios tireoidianos.

Pessoas com glaucoma7 devem evitar o uso de óleo essencial de Melissa officinalis, pois o citral pode aumentar a pressão ocular.

Este produto é contraindicado para pacientes8 com hipersensibilidade aos componentes da formulação.

Este produto é contra indicado para crianças menores de 12 anos.

Mulheres grávidas ou amamentando não devem utilizar este produto, já que não há estudos que possam garantir a segurança nessas situações.

O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESTE MEDICAMENTO?

Este produto contém álcool no teor de 0,86%.

Utilizar cuidadosamente em indivíduos com hipotensão arterial9 (pressão arterial10 baixa).

Gravidez11 e Lactação12

Mulheres grávidas ou amamentando não devem utilizar este produto, já que não há estudos que possam garantir a segurança nessas situações.

Efeitos na habilidade de dirigir e usar máquinas

Este produto pode comprometer a capacidade de dirigir veículos e de operar máquinas.

Interações medicamentosas

Não há casos relatados que o uso deste produto interaja com outros produtos, como plantas, medicamentos e alimentos.

Se você utiliza medicamentos de uso contínuo, busque orientação de profissional de saúde13 antes de utilizar este produto.

Informe ao seu profissional de saúde13 todas as plantas medicinais e fitoterápicos que estiver tomando. Interações podem ocorrer entre produtos e plantas medicinais e mesmo entre duas plantas medicinais quando administradas ao mesmo tempo.

Caso os sintomas14 persistam ou piorem, ou apareçam reações indesejadas não descritas na embalagem ou neste folheto informativo, interrompa seu uso e procure orientação de um profissional de saúde13.

ONDE, COMO E POR QUANTO TEMPO POSSO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?

Cuidados de conservação

Conservar o produto em sua embalagem original, em temperatura ambiente (de 15 a 30°C). Proteger da luz e umidade.

Produto valido por 36 meses a partir da data de fabricação. Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.

Não use com prazo de validade vencido. 

Para sua segurança guarde-o em sua embalagem original. Após aberto, válido por 3 meses.

Características físicas e organolépticas do produto

Características físicas e organolépticas do produto: liquido límpido, castanho claro de odor e sabor característico de Melissa.

Antes de usar, observe o aspecto do produto. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.

Este produto deve ser mantido fora do alcance das crianças.

COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?

Modo de usar

USO ORAL

Não utilize este produto por vias de administração que não a recomendada. Os produtos tradicionais fitoterápicos não devem ser administrados pelas vias injetável e oftálmica.

Este produto não deve ser utilizado por período superior ao indicado, ou continuamente a não ser que por orientação de profissionais da saúde13.

Posologia

Crianças acima de 12 anos: 40 gotas (2 mL) diluídas em água duas vezes ao dia.

Adultos: 60 gotas (3 mL) diluídas em água, duas vezes ao dia.

O QUE DEVO FAZER QUANDO EU ME ESQUECER DE USAR ESTE MEDICAMENTO?

Caso se esqueça de administrar uma dose, administre-a assim que possível. No entanto, se estiver próximo do horário da dose seguinte, espere por este horário, respeitando sempre o intervalo determinado pela posologia. Nunca devem ser administradas duas doses ao mesmo tempo.

Em caso de dúvidas, procure orientação de profissional de saúde13.

QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE ME CAUSAR?

Não há registros de perigo à saúde13, quando utilizado nas doses adequadas. Ocasionalmente pode ocorrer hipotensão arterial9 (pressão arterial10 baixa) e sonolência.

A frequência de ocorrência de efeitos indesejáveis não é conhecida.

Informe ao seu profissional de saúde13 o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do produto. Informe também à empresa através do seu Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC).

Em casos de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificação de Eventos Adversos a Medicamentos – VIGIMED, ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.

O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA QUANTIDADE MAIOR QUE A INDICADA DESTE MEDICAMENTO?

Em caso de superdosagem procurar auxilio médico para que sejam tomadas as medidas habituais de apoio e controle das funções vitais.

Em caso de uso de grande quantidade deste produto, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou folheto informativo, se possível.

Em caso de intoxicação ligue para 0800 722 6001, se você precisa de mais orientações sobre como proceder.

Não há casos de superdose relatados.

DIZERES LEGAIS


Siga corretamente o modo de usar, não desaparecendo os sintomas14 procure orientação médica.
 

Reg. M.S.: 1.3531.0030.001-1
Farm. Resp.: Mariana Suso Salgado – CRF RS 1 16951

IFAL – IND. COM. PROD. FARMACÊUTICOS LTDA
Av. JOSÉ Loureiro da Silva, 1211 – Camaquã – RS
CNPJ: 00.376.959/0001-26
Indústria Brasileira


SAC (51) 3671-5040

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Gota: 1. Distúrbio metabólico produzido pelo aumento na concentração de ácido úrico no sangue. Manifesta-se pela formação de cálculos renais, inflamação articular e depósito de cristais de ácido úrico no tecido celular subcutâneo. A inflamação articular é muito dolorosa e ataca em crises. 2. Pingo de qualquer líquido.
2 Espasmos: 1. Contrações involuntárias, não ritmadas, de um ou vários músculos, podendo ocorrer isolada ou continuamente, sendo dolorosas ou não. 2. Qualquer contração muscular anormal. 3. Sentido figurado: arrebatamento, exaltação, espanto.
3 Cólicas: Dor aguda, produzida pela dilatação ou contração de uma víscera oca (intestino, vesícula biliar, ureter, etc.). Pode ser de início súbito, com exacerbações e períodos de melhora parcial ou total, nos quais o paciente pode estar sentindo-se bem ou apresentar dor leve.
4 Estômago: Órgão da digestão, localizado no quadrante superior esquerdo do abdome, entre o final do ESÔFAGO e o início do DUODENO.
5 Sistema nervoso: O sistema nervoso é dividido em sistema nervoso central (SNC) e o sistema nervoso periférico (SNP). O SNC é formado pelo encéfalo e pela medula espinhal e a porção periférica está constituída pelos nervos cranianos e espinhais, pelos gânglios e pelas terminações nervosas.
6 Hipotireoidismo: Distúrbio caracterizado por uma diminuição da atividade ou concentração dos hormônios tireoidianos. Manifesta-se por engrossamento da voz, aumento de peso, diminuição da atividade, depressão.
7 Glaucoma: É quando há aumento da pressão intra-ocular e danos ao nervo óptico decorrentes desse aumento de pressão. Esses danos se expressam no exame de fundo de olho e por alterações no campo de visão.
8 Para pacientes: Você pode utilizar este texto livremente com seus pacientes, inclusive alterando-o, de acordo com a sua prática e experiência. Conheça todos os materiais Para Pacientes disponíveis para auxiliar, educar e esclarecer seus pacientes, colaborando para a melhoria da relação médico-paciente, reunidos no canal Para Pacientes . As informações contidas neste texto são baseadas em uma compilação feita pela equipe médica da Centralx. Você deve checar e confirmar as informações e divulgá-las para seus pacientes de acordo com seus conhecimentos médicos.
9 Hipotensão arterial: Diminuição da pressão arterial abaixo dos valores normais. Estes valores normais são 90 milímetros de mercúrio de pressão sistólica e 50 milímetros de pressão diastólica.
10 Pressão arterial: A relação que define a pressão arterial é o produto do fluxo sanguíneo pela resistência. Considerando-se a circulação como um todo, o fluxo total é denominado débito cardíaco, enquanto a resistência é denominada de resistência vascular periférica total.
11 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
12 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
13 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
14 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.