MUCOLIN

ABBOTT

Atualizado em 09/12/2014

MUCOLIN®
Cloridrato de Ambroxol

Comprimido - Embalagem com 20 comprimidos.
Xarope adulto - Frasco com 120 ml acompanhado de colher medida.
Xarope pediátrico - Frasco com 120 ml acompanhado de colher medida.
Solução - Frasco com 60 ml.


USO ADULTO E PEDIÁTRICO

Composição de Mucolin

Comprimidos: Cada comprimido contém:
Cloridrato de Ambroxol ................... 30 mg - Xarope adulto: Cada 5 ml (1 colher medida) contém:
Cloridrato de Ambroxol ................... 30 mg - Xarope pediátrico: Cada 5 ml (1 colher medida) contém:
Cloridrato de Ambroxol .................... 15 mg - Solução: Cada ml (25 gotas) contém:
Cloridrato de Ambroxol ................... 7,5 mg

INFORMAÇÃO AO PACIENTE:

Conservar o produto em lugar fresco, ao abrigo da luz. O comprimido deve ser conservado, também, ao abrigo da luz. O comprimido deve ser conservado, também, ao abrigo da umidade. O prazo de validade do produto é de 48 meses para o xarope e a solução, e de 60 meses para o comprimido, a contar da data de sua fabricação.

NÃO USE MEDICAMENTOS COM PRAZO DE VALIDADE VENCIDO.

Siga corretamente o modo de usar; não desaparecendo os sintomas1, procure orientação médica.
Mucolin é um medicamento que torna as secreções pulmonares mais líquidas. O seu efeito inicia-se logo nos primeiros dias de tratamento, promovendo a fluidificação e facilitando a expectoração2 das secreções das vias respiratórias.
Assim como qualquer medicamento, Mucolin só deve ser usado durante o primeiro trimestre de gravidez3, sob orientação e cuidados médicos.
A ocorrência da gestação durante o uso do medicamento deve ser imediatamente comunicada ao médico.
O uso do produto durante a amamentação4 deve ser feito somente sob orientação e cuidados médicos.
Efeitos colaterais5 com o uso de Mucolin são raros. Entretanto, se ocorrerem reações desagradáveis graves, o médico deve ser imediatamente comunicado.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

INFORMAÇÃO TÉCNICA:

Mucolin contém como princípio ativo o Ambroxol, quimicamente o N-(trans-p-hidroxiciclohexil)-(2-amino-3,5-dibromobenzil) amino, uma substância original com atividade específica sobre o epitélio6 respiratório. Corrige a produção das secreções traqueobronquicas e reduz a sua viscosidade7, além de estimular a síntese e a
liberação do surfactante pulmonar. Ao mesmo tempo, reativa a função mucociliar8, indispensável para o clearance traqueobrônquico.

Indicações de Mucolin


Processos agudos e crônicos das vias respiratórias, que exigem tratamento mucolítico, tais como: bronquite aguda9 e crônica, enfisematosa e asmática,
traqueobronquites, otites10, sinusites, sintomas1 gripais, pneumopatias inflamatórias, bronquiectasias e pneumoconiose11. Profilaxia de complicações pulmonares no pré e
pós-operatório, especialmente em cirurgias geriátrica e sobretudo em UTI.

Contra-Indicações de Mucolin

Não se recomenda o uso de Mucolin durante o primeiro trimestre de gravidez3, embora os estudos realizados até o momento não tenham
demonstrado qualquer efeito mutagênico ou teratogênico12.

Precauções de Mucolin


A solução de Mucolin contém como conservante cloreto de benzalconio. Existem relatos de que este conservante, quando do uso em inalação, pode causar broncoconstrição em alguns pacientes com hiper-reatividade das vias respiratórias.

Interações Medicamentosas de Mucolin

Mucolin pode ser administrado concomitantemente com outros fármacos. Isto é válido, sobretudo, para medicamentos que fazem parte da terapêutica13 rotineira de pacientes portadores de afecções14 broncopulmonares (ex.: corticosteroides, broncoespasmoliticos e antibióticos).

Reações Adversas de Mucolin

De um modo geral, a tolerabilidade de Mucolin é boa. Em casos isolados foram referidos ligeiros transtornos gastrintestinais. Reações alérgicas são extremamente raras.

Posologia de Mucolin

Comprimido (30 mg):
Adultos e adolescentes: 1 comprimido, 3 vezes ao dia.
Xarope adulto (1 colher medida= 5 ml = 30 mg):
Adultos e adolescentes: 1 medida, 3 vezes ao dia.
Xarope pediátrico (1 colher medida= 5 ml = 15 mg):
Crianças até 2 anos: 1/2 medida, 2 vezes ao dia.
Crianças de 2 a 5 anos: 1/2 medida, 3 vezes ao dia.
Acima de 5 anos: 1 medida, 3 vezes ao dia.
Solução (25 gotas = 1 ml = 7,5 mg):
Uso oral
Crianças até 2 anos: 25 gotas, 2 vezes ao dia.
Crianças até 2 a 5 anos: 25 gotas, 3 vezes ao dia.
Crianças até 5 a 10 anos: 50 gotas, 3 vezes ao dia.
Adultos: 100 gotas ou 4 ml, 3 vezes ao dia.
Quando do uso oral de Mucolin, a dose pediátrica diária é de 1,2 a 1,6 mg/kg.

Inalação:
Adultos, adolescentes e crianças acima de 5 anos: 1 a 2 inalação/dia, com 50 a 75 gotas.
Crianças abaixo de 5 anos: 1 a 2 inalações/dia, com 50 gotas.

Superdosagem de Mucolin


Até o momento, desconhecem-se manifestações de intoxicação por superdosagem de Mucolin no homem.

MUCOLIN - Laboratório

ABBOTT
Rua Nova York, 245 - Brooklin
São Paulo/SP - CEP: 04560-108
Tel: 11-5536-7000
Fax: 011-5531-7205
Site: http://www.abbottbrasil.com.br/

Ver outros medicamentos do laboratório "ABBOTT"

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
2 Expectoração: Ato ou efeito de expectorar. Em patologia, é a expulsão, por meio da tosse, de secreções provenientes da traqueia, brônquios e pulmões; escarro.
3 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
4 Amamentação: Ato da nutriz dar o peito e o lactente mamá-lo diretamente. É um fenômeno psico-sócio-cultural. Dar de mamar a; criar ao peito; aleitar; lactar... A amamentação é uma forma de aleitamento, mas há outras formas.
5 Efeitos colaterais: 1. Ação não esperada de um medicamento. Ou seja, significa a ação sobre alguma parte do organismo diferente daquela que precisa ser tratada pelo medicamento. 2. Possível reação que pode ocorrer durante o uso do medicamento, podendo ser benéfica ou maléfica.
6 Epitélio: Uma ou mais camadas de CÉLULAS EPITELIAIS, sustentadas pela lâmina basal, que recobrem as superfícies internas e externas do corpo.
7 Viscosidade: 1. Atributo ou condição do que é viscoso; viscidez. 2. Resistência que um fluido oferece ao escoamento e que se deve ao movimento relativo entre suas partes; atrito interno de um fluido.
8 Mucociliar: O aparelho mucociliar tem como principal função a remoção de partículas ou substâncias potencialmente agressivas ao trato respiratório através do transporte pelos cílios, ou alternativamente, pela tosse e espirro, nos quadros de hiperprodução de muco, como rinite alérgica, rinossinusites, bronquite crônica, fibrose cística e asma.
9 Bronquite aguda: Inflamação dos brônquios produzida em geral por diferentes vírus respiratórios, que se manifesta por febre, tosse e expectoração de muco à tosse.
10 Otites: Toda infecção do ouvido é chamada de otite.
11 Pneumoconiose: Reação fibrosa crônica dos pulmões à inalação de poeiras, marcada especialmente por perda da expansibilidade, fibrose e pigmentação. Ela recebe nomes diversos segundo o tipo de poeira inalada.
12 Teratogênico: Agente teratogênico ou teratógeno é tudo aquilo capaz de produzir dano ao embrião ou feto durante a gravidez. Estes danos podem se refletir como perda da gestação, malformações ou alterações funcionais ou ainda distúrbios neurocomportamentais, como retardo mental.
13 Terapêutica: Terapia, tratamento de doentes.
14 Afecções: Quaisquer alterações patológicas do corpo. Em psicologia, estado de morbidez, de anormalidade psíquica.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.