PROPRIEDADES E EFEITOS AURORIX

Atualizado em 18/05/2016
Moclobemida é um antidepressivo que atua sobre o sistema neurotransmissor monoaminérgico do cérebro1. Sua ação é devida a uma inibição reversível da monoaminoxidase, especialmente a monoaminoxidase A. O metabolismo2 da norepinefrina, serotonina e dopamina3 é diminuído por este efeito, o que acarreta concentrações aumentadas destes neurotransmissores. Como resultado da melhoria do humor e da atividade psicomotora4, AURORIX® promove alívio de sintomas5 tais como disforia6, exaustão, falta de iniciativa e dificuldades de concentração. Na maioria dos casos, estes efeitos surgem na primeira semana de tratamento. Embora AURORIX®   não apresente propriedades sedativas, melhora a qualidade do sono em poucos dias. AURORIX® não afeta a capacidade de atenção. AURORIX®   é bem-tolerado. Estudos efetuados em animais a curto e a longo prazos indicaram baixa toxicidade7. Toxicidade7 hepática8 ou cardíaca não foi observada.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Cérebro: Derivado do TELENCÉFALO, o cérebro é composto dos hemisférios direito e esquerdo. Cada hemisfério contém um córtex cerebral exterior e gânglios basais subcorticais. O cérebro inclui todas as partes dentro do crânio exceto MEDULA OBLONGA, PONTE e CEREBELO. As funções cerebrais incluem as atividades sensório-motora, emocional e intelectual.
2 Metabolismo: É o conjunto de transformações que as substâncias químicas sofrem no interior dos organismos vivos. São essas reações que permitem a uma célula ou um sistema transformar os alimentos em energia, que será ultilizada pelas células para que as mesmas se multipliquem, cresçam e movimentem-se. O metabolismo divide-se em duas etapas: catabolismo e anabolismo.
3 Dopamina: É um mediador químico presente nas glândulas suprarrenais, indispensável para a atividade normal do cérebro.
4 Psicomotora: Própria ou referente a qualquer resposta que envolva aspectos motores e psíquicos, tais como os movimentos corporais governados pela mente.
5 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
6 Disforia: Estado caracterizado por ansiedade, depressão e inquietude.
7 Toxicidade: Capacidade de uma substância produzir efeitos prejudiciais ao organismo vivo.
8 Hepática: Relativa a ou que forma, constitui ou faz parte do fígado.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.