PRECAUÇÕES AURORIX

Atualizado em 18/05/2016

Pacientes depressivos, nos quais a excitação ou agitação seja o quadro clínico predominante, não devem ser tratados com o AURORIX®  isoladamente, mas somente em combinação com um sedativo (p.ex.: benzodiazepínico). Como ocorre com outros antidepressivos, é possível uma exacerbação dos sintomas1 esquizofrênicos durante o tratamento de pacientes que apresentem psicose2 esquizofrênica ou esquizoafetiva. O tratamento com neurolépticos3 a longo prazo deve, se possível, ser mantido nestes pacientes. Pacientes hipertensos devem ser alertados no sentido de evitar o consumo de grandes quantidades de alimentos ricos em tiramina. Durante o tratamento com AURORIX®, geralmente não se observa diminuição no desempenho em atividades que requeiram plena capacidade de atenção (p.ex.: condução de veículos). Entretanto, as reações individuais devem ser controladas durante a fase inicial do tratamento. Considerações farmacológicas de natureza teórica indicam que os IMAOs em geral podem precipitar crise hipertensiva em pacientes com tireotoxicose ou feocromocitoma4. Na ausência de experiência clínica com moclobemida nestes grupos, recomendamos cautela na prescrição da droga a estes pacientes. Pacientes com tendências suicidas devem ser cuidadosamente monitorizados no início do tratamento. Deve-se ter cautela ao se administrar a moclobemida junto com a clomipramina.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
2 Psicose: Grupo de doenças psiquiátricas caracterizadas pela incapacidade de avaliar corretamente a realidade. A pessoa psicótica reestrutura sua concepção de realidade em torno de uma idéia delirante, sem ter consciência de sua doença.
3 Neurolépticos: Medicamento que exerce ação calmante sobre o sistema nervoso, tranquilizante, psicoléptico.
4 Feocromocitoma: São tumores originários das células cromafins do eixo simpático-adrenomedular, caracterizados pela autonomia na produção de catecolaminas, mais freqüentemente adrenalina e/ou noradrenalina. A hipertensão arterial é a manifestação clínica mais comum, acometendo mais de 90% dos pacientes, geralmente resistente ao tratamento anti-hipertensivo convencional, mas podendo responder a bloqueadores alfa-adrenérgicos, bloqueadores dos canais de cálcio e nitroprussiato de sódio. A tríade clássica do feocromocitoma, associado à hipertensão arterial, é composta por cefaléia, sudorese intensa e palpitações.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.