PROPRIEDADES E EFEITOS BENERVA

Atualizado em 18/05/2016

Como constituinte da carboxilase, a vitamina1 B1 participa ativamente do metabolismo2 de glicídios,  lipídios e proteínas3. É também indispensável ao metabolismo2 do tecido nervoso4 e muscular,  devido à sua intervenção, em vários estágios, nas fases energéticas e hormonais da função  neuromuscular.

Os primeiros sinais5 de carência de vitamina1 B1 são de natureza psíquica, tais como alterações do  humor e da capacidade intelectual, podendo seguir-se os sintomas6 de um estado depressivo,  anorexia7, astenia8, debilidade neuromuscular, distúrbios digestivos, cardiovasculares e outros. Em  estágio mais avançado, ocorre processo inflamatório e degenerativo9 dos nervos motores e  sensitivos (polineurite). A forma mais grave de carência da vitamina1 B1 é o beribéri e podem  surgir também paralisias, ataxia10, degenerescência muscular, dispnéia11 e insuficiência12 e dilatação do  coração13 direito.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Vitamina: Compostos presentes em pequenas quantidades nos diversos alimentos e nutrientes e que são indispensáveis para o desenvolvimento dos processos biológicos normais.
2 Metabolismo: É o conjunto de transformações que as substâncias químicas sofrem no interior dos organismos vivos. São essas reações que permitem a uma célula ou um sistema transformar os alimentos em energia, que será ultilizada pelas células para que as mesmas se multipliquem, cresçam e movimentem-se. O metabolismo divide-se em duas etapas: catabolismo e anabolismo.
3 Proteínas: Um dos três principais nutrientes dos alimentos. Alimentos que fornecem proteína incluem carne vermelha, frango, peixe, queijos, leite, derivados do leite, ovos.
4 Tecido Nervoso:
5 Sinais: São alterações percebidas ou medidas por outra pessoa, geralmente um profissional de saúde, sem o relato ou comunicação do paciente. Por exemplo, uma ferida.
6 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
7 Anorexia: Perda do apetite ou do desejo de ingerir alimentos.
8 Astenia: Sensação de fraqueza, sem perda real da capacidade muscular.
9 Degenerativo: Relativo a ou que provoca degeneração.
10 Ataxia: Reflete uma condição de falta de coordenação dos movimentos musculares voluntários podendo afetar a força muscular e o equilíbrio de uma pessoa. É normalmente associada a uma degeneração ou bloqueio de áreas específicas do cérebro e cerebelo. É um sintoma, não uma doença específica ou um diagnóstico.
11 Dispnéia: Falta de ar ou dificuldade para respirar caracterizada por respiração rápida e curta, geralmente está associada a alguma doença cardíaca ou pulmonar.
12 Insuficiência: Incapacidade de um órgão ou sistema para realizar adequadamente suas funções.Manifesta-se de diferentes formas segundo o órgão comprometido. Exemplos: insuficiência renal, hepática, cardíaca, respiratória.
13 Coração: Órgão muscular, oco, que mantém a circulação sangüínea.

Tem alguma dúvida sobre PROPRIEDADES E EFEITOS BENERVA?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.