FARMACOCINÉTICA BENERVA

Atualizado em 18/05/2016

Após ter sido absorvida, principalmente na porção superior do duodeno1, a vitamina2 B1 é
transformada em pirofosfato de tiamina (ou cocarboxilase), que é a sua forma ativa.

A vitamina2 B1 é indispensável para a descarboxilação oxidativa do ácido pirúvico3 e do ácido  2-oxoglutárico e também, tanto quanto o grupo prostético da transcetolase, age na degradação  dos glicídios através do intermediário do ciclo das pentoses-fosfato.

O tempo de meia-eliminação do organismo é de 10 a 20 horas. É excretada sob a forma de  metabólitos4 (uma pequena fração inalterada), a maior parte através dos rins5. A taxa sangüínea  normal de vitamina2 B1 está compreendida entre 2 a 4 mcg/100 ml.

A carência em tiamina está diretamente relacionada ao aporte de glicídios (0,4 mg/1000 kcal). Em  caso de alimentação rica em glicídios, o aporte de vitamina2 B1 deve ser adaptado.

O teste de ativação da transcetolase permite reconhecer um déficit de vitamina2 B1 em estágio  inicial.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Duodeno: Parte inicial do intestino delgado que se estende do piloro até o jejuno.
2 Vitamina: Compostos presentes em pequenas quantidades nos diversos alimentos e nutrientes e que são indispensáveis para o desenvolvimento dos processos biológicos normais.
3 Ácido pirúvico: Piruvato ou ácido pirúvico é um composto orgânico contendo três átomos de carbono (C3H4O3), originado ao fim da glicólise. Em meio aquoso, ele dissocia-se formando o ânion piruvato, que é a forma sob a qual participa de processos metabólicos.
4 Metabólitos: Qualquer composto intermediário das reações enzimáticas do metabolismo.
5 Rins: Órgãos em forma de feijão que filtram o sangue e formam a urina. Os rins são localizados na região posterior do abdômen, um de cada lado da coluna vertebral.

Tem alguma dúvida sobre FARMACOCINÉTICA BENERVA?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.