INFORMAÇÕES AO PACIENTE CEDUR RETARD

Atualizado em 18/05/2016

     Cedur® Retard deve ser mantido em local fresco e seco ao abrigo da luz, em sua embalagem original para uma boa conservação.      Ao adquirir um medicamento confira sempre o prazo de validade na embalagem externa do produto. Não tome nem utilize medicamentos cujo prazo de validade esteja vencido, pois as substâncias podem estar alteradas e causar prejuízo para sua saúde1.

     Antes de iniciar o tratamento com Cedur® Retard informe seu médico sobre as seguintes situações:

          o seu histórico médico, ou seja: doenças que tem ou teve, e tratamentos que segue (remédios que toma, dietas: etc);
         
          ocorrência de gravidez2 antes do início ou durante o tratamento, pois o emprego de Cedur® Retard não é indicado durante este período;
          alergias que sofre. especialmente aquelas relativas ao emprego de medicamentos.

     Os horários de administração do medicamento assim como a dose a ser utilizada, devem ser rigorosamente seguidos. Caso ocorra alguma emergência3, informe ao médico que o atender seu histórico clínico e os tratamentos que segue inclusive o tratamento com Cedur® Retard. Informe seu médico caso ocorram reações desagradáveis com o uso do produto. Seu emprego é feito exclusivamente por indicação médica.

     Cedur® Retard não deve ser tomado por pessoas que apresentem distúrbios hepáticos ou renais graves nem durante os períodos de gravidez2 e lactação4. A administração concomitante de Cedur® Retard e anticoagulantes5, sulfoniluréias6 anticoncepcionais ou ouiros produtos à base de estrógenos e colestiramina deverá ser realizada somente sob orientação médica cuidadosa. Informe seu médico caso esteja tomando algum medicamenlo à base destes compostos.

     O emprego de Cedur® Retard deve ser acompanhado de dieta alimentar e alteração de hábitos de vida que representam tratamento de apoio; entretanto estas medidas, bem como a prescrição do medicamento somente devem ser elaboradas pelo médico responsável.

     Alguns efeitos colaterais7 podem surgir com o emprego de Cedur® Retard; estes efeitos incluem náuseas8, dor ou queimação no estômago9, falta de apetite e reações de pele10; alguns casos de dores musculares foram relatados especialmente nas pernas. Esles efeitos colaterais7 geralmente são passageiros Se algum efeito colateral11 persistir informe seu médico imediatamente.

NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DE SEU MÉDICO.
PODE SER PERIGOSO PARA A SUA SAÚDE1.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
2 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
3 Emergência: 1. Ato ou efeito de emergir. 2. Situação grave, perigosa, momento crítico ou fortuito. 3. Setor de uma instituição hospitalar onde são atendidos pacientes que requerem tratamento imediato; pronto-socorro. 4. Eclosão. 5. Qualquer excrescência especializada ou parcial em um ramo ou outro órgão, formada por tecido epidérmico (ou da camada cortical) e um ou mais estratos de tecido subepidérmico, e que pode originar nectários, acúleos, etc. ou não se desenvolver em um órgão definido.
4 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
5 Anticoagulantes: Substâncias ou medicamentos que evitam a coagulação, especialmente do sangue.
6 Sulfoniluréias: Classe de medicamentos orais para tratar o diabetes tipo 2 que reduz a glicemia por ajudar o pâncreas a fabricar mais insulina e o organismo a usar melhor a insulina produzida.
7 Efeitos colaterais: 1. Ação não esperada de um medicamento. Ou seja, significa a ação sobre alguma parte do organismo diferente daquela que precisa ser tratada pelo medicamento. 2. Possível reação que pode ocorrer durante o uso do medicamento, podendo ser benéfica ou maléfica.
8 Náuseas: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc .
9 Estômago: Órgão da digestão, localizado no quadrante superior esquerdo do abdome, entre o final do ESÔFAGO e o início do DUODENO.
10 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
11 Efeito colateral: 1. Ação não esperada de um medicamento. Ou seja, significa a ação sobre alguma parte do organismo diferente daquela que precisa ser tratada pelo medicamento. 2. Possível reação que pode ocorrer durante o uso do medicamento, podendo ser benéfica ou maléfica.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.