INFORMAÇÕES TÉCNICAS AMPLICTIL

Atualizado em 19/05/2016

PropriedadesAMPLICTIL (Cloridrato de clorpromazina) tem como princípio ativo o cloridrato de clorpromazina, que possui uma ação estabilizadora no sistema nervoso central1 e periférico e uma ação depressora seletiva sobre o SNC2, permitindo, assim, o controle dos mais variados tipos de excitação. É, portanto, de grande valor no tratamento das perturbações mentais e emocionais. AMPLICTIL (Cloridrato de clorpromazina) tem propriedades neurolépticas, vagolíticas, simpatolíticas, sedativas e antieméticas.
Farmacocinética
Absorção: AMPLICTIL (Cloridrato de clorpromazina) é rapidamente absorvido por via oral, e a sua biodisponibilidade relativa e em relação à via intramuscular é, em média de 50%.
Distribuição: a clorpromazina apresenta boa difusão em todos os tecidos, ligando-se fortemente às proteínas3 plasmáticas (90%). Tem meia-vida plasmática curta (algumas horas), mas a eliminação é lenta e prolongada (4 semanas ou mais). Observa-se variações individuais importantes nas concentrações plasmáticas.
Metabolismo4: A clorpromazina sofre o efeito de primeira passagem no trato gastrointestinal, e intensa metabolização hepática5, com formação de metabólitos6 tanto ativos quanto inativos, com reciclagem êntero-hepática5.
Excreção: A excreção é feita através da urina7 e pelas fezes, onde aparece principalmente sob a forma de metabólitos6.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Sistema Nervoso Central: Principais órgãos processadores de informação do sistema nervoso, compreendendo cérebro, medula espinhal e meninges.
2 SNC: Principais órgãos processadores de informação do sistema nervoso, compreendendo cérebro, medula espinhal e meninges.
3 Proteínas: Um dos três principais nutrientes dos alimentos. Alimentos que fornecem proteína incluem carne vermelha, frango, peixe, queijos, leite, derivados do leite, ovos.
4 Metabolismo: É o conjunto de transformações que as substâncias químicas sofrem no interior dos organismos vivos. São essas reações que permitem a uma célula ou um sistema transformar os alimentos em energia, que será ultilizada pelas células para que as mesmas se multipliquem, cresçam e movimentem-se. O metabolismo divide-se em duas etapas: catabolismo e anabolismo.
5 Hepática: Relativa a ou que forma, constitui ou faz parte do fígado.
6 Metabólitos: Qualquer composto intermediário das reações enzimáticas do metabolismo.
7 Urina: Resíduo líquido produzido pela filtração renal no organismo, estocado na bexiga e expelido pelo ato de urinar.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.