INFORMAÇÕES AO PACIENTE CITONEURIN SOLUCAO INJETAVEL

Atualizado em 24/05/2016

Ação esperada do medicamentoCITONEURIN® 1.000 e CITONEURIN® 5.000 tem ação antineurítica
e antineurálgica.

Cuidados de armazenamento
As embalagens de CITONEURIN® 1.000 e CITONEURIN® 5.000
Solução Injetável, devem ser conservadas em temperatura ambiente (temperatura entre 15°C e  30°C). Proteger da luz e umidade.

Prazo de validade
Vide embalagem externa.
Não utilizar os produtos se o prazo de validade houver expirado, pois há redução na concentração de vitaminas, com perda de sua ação terapêutica1.

Gravidez2 e lactação3
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. Informe ao seu médico a ocorrência de gravidez2 na vigência do tratamento ou após o seu término. Informar ao médico se está amamentando.

Cuidados de administração
No momento da aplicação de CITONEURIN® 1.000 e CITONEURIN® 5.000 Solução Injetável, aspira-se, para uma seringa4 de capacidade mínima de 2 ml, o conteúdo de uma ampola I e o de uma ampola II.
A mistura deve ser aplicada por via intramuscular profunda, de preferência nas nádegas5.
Uma vez abertas, as ampolas devem ser imediatamente utilizadas.
Não guardar ampolas já abertas para posterior aplicação.
Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.

Interrupção do tratamento
Não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

Reações adversas
As reações desagradáveis mais freqüentes, durante tratamento com CITONEURIN® 1.000 e CITONEURIN® 5.000 Solução Injetável são dor e irritação no local da injeção6. Se após uma
aplicação surgir qualquer um dos sintomas7 seguintes - vermelhidão e coceira na pele8, mal-estar geral, dificuldade de respirar, tonteira e sensação de desmaio - o paciente deve procurar imediatamente seu médico.
Informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

Ingestão concomitante com outras substâncias
Não há interferência de alimentos na ação do medicamento, uma vez que a forma utilizada é injetável via intramuscular.

Contra-indicações e Precauções
CITONEURIN® 1.000 e CITONEURIN® 5.000 Solução Injetável não deve  ser  utilizado por pessoas com reconhecida hipersensibilidade à tiamina ou a qualquer outro componente do produto.
Informar ao médico se já está usando outros medicamentos, pois existem alguns que interferem com a ação de CITONEURIN® 1.000 e CITONEURIN® 5.000 e outros cuja ação é modificada por CITONEURIN® 1.000 e CITONEURIN® 5.000.

NÃO USE MEDICAMENTO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA A SUA SAÚDE9.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Terapêutica: Terapia, tratamento de doentes.
2 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
3 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
4 Seringa: Dispositivo usado para injetar medicações ou outros líquidos nos tecidos do corpo. A seringa de insulina é formada por um tubo plástico com um êmbolo e uma agulha pequena na ponta.
5 Nádegas:
6 Injeção: Infiltração de medicação ou nutrientes líquidos no corpo através de uma agulha e seringa.
7 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
8 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
9 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.