PRECAUÇÕES DOLOXENE-A CÁPSULAS

Atualizado em 24/05/2016
gerais: os salicilatos devem ser usados com extremo cuidado na presença de úlcera péptica1 ou anormalidades de coagulação2. Gravidez3: a segurança de uso durante a gravidez3 não foi estabelecida com relação a possíveis reações adversas no desenvolvimento fetal. Sintomas4 da síndrome5 de retirada foram relatados no recém-nascido após o uso da droga durante a gravidez3. Portanto, o propoxifeno não deve ser usado por mulheres grávidas, a menos que, no julgamento do médico, os benefícios superem os possíveis riscos. Aspirina parece não ter efeitos teratogênicos6; contudo, foram relatados gravidez3 e trabalho de parto prolongados com aumento de sangramento antes e após o parto, diminuição de peso do recém-nascido e aumento do índice de natimortos com altos níveis sangüíneos de salicilato. Devido a possíveis efeitos adversos no recém-nascido e o potencial de aumento de perda de sangue7 pela mãe, a aspirina deve ser evitada durante os três últimos meses de gravidez3. Uso em lactantes8: baixos níveis de propoxifeno foram detectados no leite humano. Em estudos pós-parto, com mães que estavam amamentando e as quais receberam propoxifeno, não foram notadas reações adversas nas crianças em amamentação9. Uso em crianças: o propoxifeno não é recomendado para uso em crianças, devido às experiências clínicas documentadas serem insuficientes para estabelecer segurança e regime de dose adequado para uso pediátrico. Uso em idosos: a velocidade de metabolização do propoxifeno pode estar reduzida em alguns pacientes. O aumento do intervalo de doses deve ser considerado. - Interações medicamentosas: o efeito depressivo do propoxifeno no SNC10 é aditivo com outros depressores do SNC10, incluindo álcool. Os salicilatos podem aumentar o efeito anticoagulante11 e inibir o efeito uricosúrico de drogas uricosúricas. Como é o caso de muitos outros medicamentos, o propoxifeno pode diminuir o metabolismo12 de uma droga administrada concomitantemente. Se isto ocorrer, as altas concentrações séricas podem resultar em um aumento do efeito farmacológico ou das reações adversas desta droga. Tais ocorrências foram relatadas quando o propoxifeno foi administrado a pacientes juntamente com antidepressivos, anticonvulsivantes ou drogas semelhantes à warfarina. Sinais13 neurológicos graves, incluindo coma14, têm ocorrido com o uso concomitante de carbamazepina.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Úlcera péptica: Lesão na mucosa do esôfago, estômago ou duodeno. Também chamada de úlcera gástrica ou duodenal. Pode ser provocada por excesso de ácido clorídrico produzido pelo próprio estômago ou por medicamentos como antiinflamatórios ou aspirina. É uma doença infecciosa, causada pela bactéria Helicobacter pylori em quase 100% dos casos. Os principais sintomas são: dor, má digestão, enjôo, queimação (azia), sensação de estômago vazio.
2 Coagulação: Ato ou efeito de coagular(-se), passando do estado líquido ao sólido.
3 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
4 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
5 Síndrome: Conjunto de sinais e sintomas que se encontram associados a uma entidade conhecida ou não.
6 Teratogênicos: Agente teratogênico ou teratógeno é tudo aquilo capaz de produzir dano ao embrião ou feto durante a gravidez. Estes danos podem se refletir como perda da gestação, malformações ou alterações funcionais ou ainda distúrbios neurocomportamentais, como retardo mental.
7 Sangue: O sangue é uma substância líquida que circula pelas artérias e veias do organismo. Em um adulto sadio, cerca de 45% do volume de seu sangue é composto por células (a maioria glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas). O sangue é vermelho brilhante, quando oxigenado nos pulmões (nos alvéolos pulmonares). Ele adquire uma tonalidade mais azulada, quando perde seu oxigênio, através das veias e dos pequenos vasos denominados capilares.
8 Lactantes: Que produzem leite; que aleitam.
9 Amamentação: Ato da nutriz dar o peito e o lactente mamá-lo diretamente. É um fenômeno psico-sócio-cultural. Dar de mamar a; criar ao peito; aleitar; lactar... A amamentação é uma forma de aleitamento, mas há outras formas.
10 SNC: Principais órgãos processadores de informação do sistema nervoso, compreendendo cérebro, medula espinhal e meninges.
11 Anticoagulante: Substância ou medicamento que evita a coagulação, especialmente do sangue.
12 Metabolismo: É o conjunto de transformações que as substâncias químicas sofrem no interior dos organismos vivos. São essas reações que permitem a uma célula ou um sistema transformar os alimentos em energia, que será ultilizada pelas células para que as mesmas se multipliquem, cresçam e movimentem-se. O metabolismo divide-se em duas etapas: catabolismo e anabolismo.
13 Sinais: São alterações percebidas ou medidas por outra pessoa, geralmente um profissional de saúde, sem o relato ou comunicação do paciente. Por exemplo, uma ferida.
14 Coma: 1. Alteração do estado normal de consciência caracterizado pela falta de abertura ocular e diminuição ou ausência de resposta a estímulos externos. Pode ser reversível ou evoluir para a morte. 2. Presente do subjuntivo ou imperativo do verbo “comer.“

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.