REAÇÕES ADVERSAS DOLOXENE-A CÁPSULAS

Atualizado em 24/05/2016
em uma pesquisa efetuada em pacientes hospitalizados usando cloridrato de propoxifeno, nas doses recomendadas, apresentou reações adversas. As reações mais freqüentemente relatadas foram tontura1, sedação2, náuseas3 e vômitos4. Algumas dessas reações podem ser aliviadas se o paciente permanecer deitado. Outras reações adversas incluem constipação5, dor abdominal, erupções cutâneas6, sensação de cabeça7 leve, dor de cabeça7, fraqueza, euforia, disforia8, alucinações9 e distúrbios visuais menores. O tratamento com propoxifeno foi associado com resultados anormais nos testes de função hepática10 e mais raramente com o aparecimento de icterícia11 reversível (incluindo icterícia11 colestática). Pode resultar necrose12 das papilas renais com o uso crônico13 de ácido acetilsalicílico, principalmente quando a dose é maior do que a recomendada e quando combinada com acetaminofeno. Miopatia14 dolorosa subaguda15 ocorreu após superdosagem crônica de propoxifeno.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Tontura: O indivíduo tem a sensação de desequilíbrio, de instabilidade, de pisar no vazio, de que vai cair.
2 Sedação: 1. Ato ou efeito de sedar. 2. Aplicação de sedativo visando aliviar sensação física, por exemplo, de dor. 3. Diminuição de irritabilidade, de nervosismo, como efeito de sedativo. 4. Moderação de hiperatividade orgânica.
3 Náuseas: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc .
4 Vômitos: São a expulsão ativa do conteúdo gástrico pela boca. Podem ser classificados em: alimentar, fecalóide, biliar, em jato, pós-prandial. Sinônimo de êmese. Os medicamentos que agem neste sintoma são chamados de antieméticos.
5 Constipação: Retardo ou dificuldade nas defecações, suficiente para causar desconforto significativo para a pessoa. Pode significar que as fezes são duras, difíceis de serem expelidas ou infreqüentes (evacuações inferiores a três vezes por semana), ou ainda a sensação de esvaziamento retal incompleto, após as defecações.
6 Cutâneas: Que dizem respeito à pele, à cútis.
7 Cabeça:
8 Disforia: Estado caracterizado por ansiedade, depressão e inquietude.
9 Alucinações: Perturbações mentais que se caracterizam pelo aparecimento de sensações (visuais, auditivas, etc.) atribuídas a causas objetivas que, na realidade, inexistem; sensações sem objeto. Impressões ou noções falsas, sem fundamento na realidade; devaneios, delírios, enganos, ilusões.
10 Hepática: Relativa a ou que forma, constitui ou faz parte do fígado.
11 Icterícia: Coloração amarelada da pele e mucosas devido a uma acumulação de bilirrubina no organismo. Existem dois tipos de icterícia que têm etiologias e sintomas distintos: icterícia por acumulação de bilirrubina conjugada ou direta e icterícia por acumulação de bilirrubina não conjugada ou indireta.
12 Necrose: Conjunto de processos irreversíveis através dos quais se produz a degeneração celular seguida de morte da célula.
13 Crônico: Descreve algo que existe por longo período de tempo. O oposto de agudo.
14 Miopatia: Qualquer afecção das fibras musculares, especialmente dos músculos esqueléticos.
15 Subaguda: Levemente aguda ou que apresenta sintomas pouco intensos, mas que só se atenuam muito lentamente (diz-se de afecção ou doença).

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.