PRECAUÇÕES DULCOLAX

Atualizado em 24/05/2016
Dulcolax não deve ser usado em casos de enfermidades inflamatórias agudas do trato gastrintestinal. Em crianças menores de 4 anos de idade, o produto somente poderá ser administrado sob recomendação médica. Como ocorre com todos os laxativos1, no uso freqüente ou contínuo, o paciente pode acostumar-se a utilizar tais produtos sem necessidade, abandonando as medidas higiênicas e dietéticas adequadas. Quando houver necessidade de um tratamento contínuo recomenda-se que seja feito sob controle médico. A administração prolongada e/ou de doses altas pode causar perdas de potássio e de outros eletrólitos2, o que, por sua vez, pode ocasionar transtornos da função cardíaca e astenia3 muscular, sobretudo quando do uso concomitante de diuréticos4 e corticosteróides; fica aumentada, ainda, a sensibilidade aos glicosídeos cardíacos. Deve-se evitar o uso concomitante de antiácidos5 (p. ex., bicarbonato de sódio, leite de magnésia) e Dulcolax. - Gravidez6 e lactação7: embora os estudos pré-clínicos não tenham demonstrado riscos, ainda não foi comprovada a segurança do uso do produto na gravidez6 humana. Deste modo, devem ser observadas as medidas habituais de precaução a respeito do uso de medicamentos na gravidez6, sobretudo durante o primeiro trimestre. O medicamento não passa para o leite materno, podendo ser usado durante o período de lactação7. - Interações medicamentosas: Dulcolax pode aumentar a perda de potássio causada por outros medicamentos (p. ex., diuréticos4). O uso concomitante de antibióticos pode reduzir a ação laxante8 do produto.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Laxativos: Mesmo que laxantes. Que laxa, afrouxa, dilata. Medicamentos que tratam da constipação intestinal; purgantes, purgativos, solutivos.
2 Eletrólitos: Em eletricidade, é um condutor elétrico de natureza líquida ou sólida, no qual cargas são transportadas por meio de íons. Em química, é uma substância que dissolvida em água se torna condutora de corrente elétrica.
3 Astenia: Sensação de fraqueza, sem perda real da capacidade muscular.
4 Diuréticos: Grupo de fármacos que atuam no rim, aumentando o volume e o grau de diluição da urina. Eles depletam os níveis de água e cloreto de sódio sangüíneos. São usados no tratamento da hipertensão arterial, insuficiência renal, insuficiência cardiaca ou cirrose do fígado. Há dois tipos de diuréticos, os que atuam diretamente nos túbulos renais, modificando a sua atividade secretora e absorvente; e aqueles que modificam o conteúdo do filtrado glomerular, dificultando indiretamente a reabsorção da água e sal.
5 Antiácidos: É uma substância que neutraliza o excesso de ácido, contrariando o seu efeito. É uma base que aumenta os valores de pH de uma solução ácida.
6 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
7 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
8 Laxante: Que laxa, afrouxa, dilata. Medicamento que trata da constipação intestinal; purgante, purgativo, solutivo.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.