
POSOLOGIA FELDENE
A. Artrite reumatóide1, osteoartrite2 (artrose3, doença articular degenerativa4) e espondilite anquilosante:
A dose inicial recomendada é de 20 mg ao dia, em dose única. A maioria dos pacientes será mantida com 20 mg ao dia. Um pequeno grupo pode ser mantido com 10 mg ao dia, enquanto outros poderão necessitar 30 mg em dose única ou fracionada.
A administração prolongada de doses de 30 mg ou mais leva consigo um risco maior de efeitos colaterais5 gastrintestinais.
B. Distúrbios músculo-esqueléticos agudos:
Deve-se iniciar com 40 mg ao dia nos primeiros dois dias em dose única ou fracionada. Para os restantes 7 a 14 dias, a dose deve ser de 20 mg ao dia.
C. Gota6 aguda:
Iniciar com uma única dose de 40 mg ao dia, seguida nos próximos 4 a 6 dias por 40mg/dia em dose única ou fracionada.
Feldene.* não está indicado para o tratamento prolongado da gota6.
D. Dor pós-traumática e pós-operatória:
Iniciar com 20 mg/dia em dose única. Em casos onde se deseja um efeito mais rápido, pode-se iniciar com 40 mg/dia nos dois primeiros dias, em dose única ou fracionada. Posteriormente a dose deve ser reduzida a 20 mg/dia.
E. Dismenorréia7 primária:
Iniciar logo no começo do surgimento dos sintomas8 com 40 mg em dose única diária, nos dois primeiros dias do período menstrual e, se necessário, 20 mg/dia em dose única diária nos 3o, 4o e 5º dias.
Cuidados de Administração:
Feldene* oral (cápsulas, comprimidos solúveis e comprimidos de dissolução instantânea):
Feldene*, nas formas comprimidos solúveis e cápsulas, pode ser deglutido diretamente com um pouco de líquido. Feldene*, na forma comprimidos solúveis, pode ainda ser dissolvido em um mínimo de 50 ml de água (1/4 a 1/2 copo de água). Feldene*SL na forma de comprimidos de dissolução instantânea pode ser deglutido diretamente com água, ou ainda colocado em baixo da língua9 ou na mesma para dissolver e então deglutido com a saliva ou água na forma de suspensão;
Dissolve-se quase instantaneamente na boca10 na presença de água ou saliva.
Feldene* Supositórios: Para cada indicação a dosagem de Feldene* supositórios, quando usado sozinho, é idêntica à apresentação oral. Feldene* supositórios é uma via alternativa de administração para aqueles médicos que desejem prescrevê-lo a determinados pacientes, ou para aqueles pacientes que prefiram a forma supositórios.
Feldene* Solução Intramuscular: Feldene* na forma intramuscular é indicado para o tratamento inicial de afecções11 agudas e exacerbações agudas de afecções11 crônicas. Para continuação do tratamento poderão ser utilizadas as formas cápsulas, comprimidos solúveis, comprimidos de dissolução instantânea ou supositórios. A posologia de Feldene* solução intramuscular é idêntica à da formulação oral.
A aplicação de Feldene* solução intramuscular deverá ser feita usando-se a técnica asséptica em um músculo relativamente grande. O local ideal é o quadrante lateral superior da nádega (isto é, "gluteus maximus"). Assim como com outras injeções intramusculares, aspiração faz-se necessária para evitar injeção12 inadvertida em um vaso sanguíneo.
Administração Combinada:
É importante observar que a dose total diária administrada com Feldene* nas formas cápsulas, comprimidos solúveis, comprimidos de dissolução instantânea, supositórios ou intramuscular, não deve exceder a dose máxima total recomendada para cada indicação.