POSOLOGIA FELDENE

Atualizado em 24/05/2016

A. Artrite reumatóide1, osteoartrite2 (artrose3, doença articular degenerativa4) e espondilite anquilosante:

A dose inicial recomendada é de 20 mg ao dia, em dose única. A maioria dos pacientes será mantida com 20 mg ao dia. Um pequeno grupo pode ser mantido com 10 mg ao dia, enquanto outros poderão necessitar 30 mg em dose única ou fracionada.

A administração prolongada de doses de 30 mg ou mais leva consigo um risco maior de efeitos colaterais5 gastrintestinais.

B. Distúrbios músculo-esqueléticos agudos:

Deve-se iniciar com 40 mg ao dia nos primeiros dois dias em dose única ou fracionada. Para os restantes 7 a 14 dias, a dose deve ser de 20 mg ao dia.

C. Gota6 aguda:

Iniciar com uma única dose de 40 mg ao dia, seguida nos próximos 4 a 6 dias por 40mg/dia em dose única ou fracionada.

Feldene.* não está indicado para o tratamento prolongado da gota6.

D. Dor pós-traumática e pós-operatória:

Iniciar com 20 mg/dia em dose única. Em casos onde se deseja um efeito mais rápido, pode-se iniciar com 40 mg/dia nos dois primeiros dias, em dose única ou fracionada. Posteriormente a dose deve ser reduzida a 20 mg/dia.

                         
E. Dismenorréia7 primária:

Iniciar logo no começo do surgimento dos sintomas8 com 40 mg em dose única diária, nos dois primeiros dias do período menstrual e, se necessário, 20 mg/dia em dose única diária nos 3o, 4o e 5º dias.

                         
Cuidados de Administração:

Feldene* oral (cápsulas, comprimidos solúveis e comprimidos de dissolução instantânea):

Feldene*, nas formas comprimidos solúveis e cápsulas, pode ser deglutido diretamente com um pouco de líquido. Feldene*, na forma comprimidos solúveis, pode ainda ser dissolvido em um mínimo de 50 ml de água (1/4 a 1/2 copo de água). Feldene*SL na forma de comprimidos de dissolução instantânea pode ser deglutido diretamente com água, ou ainda colocado em baixo da língua9 ou na mesma para dissolver e então deglutido com a saliva ou água na forma de suspensão;
                       
Dissolve-se quase instantaneamente na boca10 na presença de água ou saliva.

Feldene* Supositórios: Para cada indicação a dosagem de Feldene* supositórios, quando usado sozinho, é idêntica à apresentação oral. Feldene* supositórios é uma via alternativa de administração para aqueles médicos que desejem prescrevê-lo a determinados pacientes, ou para aqueles pacientes que prefiram a forma supositórios.

Feldene* Solução Intramuscular: Feldene* na forma intramuscular é indicado para o tratamento inicial de afecções11 agudas e exacerbações agudas de afecções11 crônicas. Para continuação do tratamento poderão ser utilizadas as formas cápsulas, comprimidos solúveis, comprimidos de dissolução instantânea ou supositórios. A posologia de Feldene* solução intramuscular é idêntica à da formulação oral.

A aplicação de Feldene* solução intramuscular deverá ser feita usando-se a técnica asséptica em um músculo relativamente grande. O local ideal é o quadrante lateral superior da nádega (isto é, "gluteus maximus"). Assim como com outras injeções intramusculares, aspiração faz-se necessária para evitar injeção12 inadvertida em um vaso sanguíneo.

Administração Combinada:

É importante observar que a dose total diária administrada com Feldene* nas formas cápsulas, comprimidos solúveis, comprimidos de dissolução instantânea, supositórios ou intramuscular, não deve exceder a dose máxima total recomendada para cada indicação.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Artrite reumatóide: Doença auto-imune de etiologia desconhecida, caracterizada por poliartrite periférica, simétrica, que leva à deformidade e à destruição das articulações por erosão do osso e cartilagem. Afeta mulheres duas vezes mais do que os homens e sua incidência aumenta com a idade. Em geral, acomete grandes e pequenas articulações em associação com manifestações sistêmicas como rigidez matinal, fadiga e perda de peso. Quando envolve outros órgãos, a morbidade e a gravidade da doença são maiores, podendo diminuir a expectativa de vida em cinco a dez anos.
2 Osteoartrite: Termo geral que se emprega para referir-se ao processo degenerativo da cartilagem articular, manifestado por dor ao movimento, derrame articular, etc. Também denominado artrose.
3 Artrose: Também chamada de osteoartrose ou processo degenerativo articular, resulta de um processo anormal entre a destruição cartilaginosa e a reparação da mesma. Entende-se por cartilagem articular, um tipo especial de tecido que reveste a extremidade de dois ossos justapostos que possuem algum grau de movimentação entre eles, sua função básica é a de diminuir o atrito entre duas superfícies ósseas quando estas executam qualquer tipo de movimento, funcionando como mecanismo de absorção de choque. O estado de hidratação da cartilagem e a integridade da mesma, é fator preponderante para o não desenvolvimento da artrose.
4 Degenerativa: Relativa a ou que provoca degeneração.
5 Efeitos colaterais: 1. Ação não esperada de um medicamento. Ou seja, significa a ação sobre alguma parte do organismo diferente daquela que precisa ser tratada pelo medicamento. 2. Possível reação que pode ocorrer durante o uso do medicamento, podendo ser benéfica ou maléfica.
6 Gota: 1. Distúrbio metabólico produzido pelo aumento na concentração de ácido úrico no sangue. Manifesta-se pela formação de cálculos renais, inflamação articular e depósito de cristais de ácido úrico no tecido celular subcutâneo. A inflamação articular é muito dolorosa e ataca em crises. 2. Pingo de qualquer líquido.
7 Dismenorréia: Dor associada à menstruação. Em uma porcentagem importante de mulheres é um sintoma normal. Em alguns casos está associada a doenças ginecológicas (endometriose, etc.).
8 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
9 Língua:
10 Boca: Cavidade oral ovalada (localizada no ápice do trato digestivo) composta de duas partes
11 Afecções: Quaisquer alterações patológicas do corpo. Em psicologia, estado de morbidez, de anormalidade psíquica.
12 Injeção: Infiltração de medicação ou nutrientes líquidos no corpo através de uma agulha e seringa.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.