INFORMAÇÃO TÉCNICA FONERGIN

Atualizado em 24/05/2016

Dor , inflamação1 e infecção2 constituem o quadro dominante dos processos patogênicos da garganta3, freqüentemente não guardando sequer correlação com a infecção2 por ele responsável. Daí a necessidade de uma terapêutica4 que não somente se destine ao agente causal como também provoque, com rapidez, o desaparecimento da incômoda sintomatologia. Com este duplo objetivo, a fórmula de FONERGIN pastilhas e e FONERGIN spray possibilita uma tripla ação: anti-infecciosa, anti-inflamatória e analgésica. A ação anti-infecciosa é assegurada pela associação de dois antibióticos de ação tópica que compõem um espectro bastante específico para os germes que mais comumente infectam a bucofaringe.

A ação combinada da framicetina e da gramicidina determina uma eficaz cobertura antibiótica contra os germes gram-positivos e gram-negativos, além de uma atuação particularmente eficiente contra os
Stafilococcus aureus, Neisseria catharralis, Pneumococcus sp., etc.

A ação anti-inflamatória de FONERGIN pastilhas e de FONERGIN spray se processa através da terapêutica4 de contato exercida pela prednisolona, sem dúvida o mais clássico dos corticosteróides, dosado de maneira a não comportar qualquer atuação sistêmica, o que afasta preocupações ligadas ao seu uso interno.

E, finalmente, ação analgésica, a cargo da amilocaína e da procaína, possibilitando um pronto alívio da dor.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Inflamação: Conjunto de processos que se desenvolvem em um tecido em resposta a uma agressão externa. Incluem fenômenos vasculares como vasodilatação, edema, desencadeamento da resposta imunológica, ativação do sistema de coagulação, etc.Quando se produz em um tecido superficial (pele, tecido celular subcutâneo) pode apresentar tumefação, aumento da temperatura local, coloração avermelhada e dor (tétrade de Celso, o cientista que primeiro descreveu as características clínicas da inflamação).
2 Infecção: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
3 Garganta: Tubo fibromuscular em forma de funil, que leva os alimentos ao ESÔFAGO e o ar à LARINGE e PULMÕES. Situa-se posteriormente à CAVIDADE NASAL, à CAVIDADE ORAL e à LARINGE, extendendo-se da BASE DO CRÂNIO à borda inferior da CARTILAGEM CRICÓIDE (anteriormente) e à borda inferior da vértebra C6 (posteriormente). É dividida em NASOFARINGE, OROFARINGE e HIPOFARINGE (laringofaringe).
4 Terapêutica: Terapia, tratamento de doentes.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.