
MODO DE USAR E CUIDADOS DE CONSERVAÇÃO KEFLIN NEUTRO
Atenção: medicamentos parenterais devem ser bem inspecionados visualmente antes da administração. Frequentemente os hospitais reconstituem produtos injetáveis utilizando agulhas 40 x 12. Pequenos fragmentos1 de rolha podem ser levados para dentro do frasco durante o procedimento Deve-se portanto inspecionar cuidadosamente os produtos antes da administração, descartando-os se contiverem partículas. Agulhas 30 ou 25 x 8, embora dificultem o processo de reconstituição, têm menor probabilidade de carregarem partículas de rolhas para dentro dos frascos.
KEFLIN (cefalotina sódica) - 1 g Via Intramuscular
Reconstituição: reconstituir o conteúdo do frasco-ampola com 5 mL de Água Estéril para Injeção2. Se o conteúdo do frasco não se dissolver completamente, uma quantidade adicional do diluente (0,5 mL) poderá ser acrescentada e o frasco aquecido entre as mãos3. O produto reconstituído é incolor. A solução reconstituída pode sofrer uma ligeira alteração de cor (escurecer), especialmente quando conservada em temperatura ambiente. Esta ligeira mudança de cor da solução não altera a potência do medicamento.
Estabilidade após reconstituição: 12 horas em temperatura ambiente (15° a 30C) ou 96 horas sob refrigeração (2° a 8°C). Soluções refrigeradas podem precipitar, porém, são facilmente redissolvidas mantendo-as em temperatura ambiente.
Administração: injetar em grande massa muscular. Em adultos, nas nádegas4 (quadrante superior externo); em crianças, na face5 lateral da coxa6.
KEFLIN (cefalotina sódica) - 1 g Via Intravenosa Direta
Reconstituição: reconstituir o conteúdo do frasco-ampola com 10 mL de Água Estéril para Injeção2. O produto reconstituído é incolor. A solução reconstituída pode sofrer uma ligeira alteração de cor (escurecer), especialmente quando conservada em temperatura ambiente. Esta ligeira mudança de cor da solução não altera a potência do medicamento.
Estabilidade após reconstituição: 12 horas em temperatura ambiente (15° a 30°C) ou 96 horas sob refrigeração (2° a 8°C). Soluções refrigeradas podem precipitar, porém, são facilmente redissolvidas mantendo-as em temperatura ambiente.
Administração: injetar direto na veia durante 3 a 5 minutos. A administração pode também ser feita diretamente através do tubo do equipo quando o paciente estiver recebendo soluções por via intravenosa.
KEFLIN (cefalotina sódica) 1 g - Infusão Intravenosa
Reconstituição: reconstituir o conteúdo do frasco-ampola com 10 mL de Água Estéril para Injeção2 O produto reconstituído é incolor. A solução reconstituída pode sofrer uma ligeira alteração de cor (escurecer), especialmente quando conservada em temperatura ambiente. Esta ligeira mudança de cor da solução não altera a potência do medicamento.
Estabilidade após reconstituição: 12 horas em temperatura ambiente (15° a 30°C) ou 96 horas sob refrigeração (2° a 8°C). Soluções refrigeradas podem precipitar, porém, são facilmente redissolvidas mantendo-as em temperatura ambiente.
Diluição: diluir o produto previamente reconstituído com 100 mL de Cloreto de Sódio a 0,9%, Glicose7 a 5%, Ringer Lactato8 ou Glicose7 a 5% em Ringer Lactato8.
Estabilidade após diluição: 12 horas em temperatura ambiente (15° a 30°C) ou 7 dias sob refrigeração (20 a 8°C). Soluções refrigeradas podem precipitar, porém, são facilmente redissolvidas mantendo-as em temperatura ambiente.
Administração: infundir durante 30 minutos.
Incompatibilidades: não se recomenda a mistura de cefalotina com outras medicações. A mistura de antibacterianos betalactâmicos (penicilinas e cefalosporina) e aminoglicosídeos pode resultar em inativação de ambas substâncias. Se clinicamente necessário elas devem ser administradas separadas (não misturá-las no mesmo frasco ou numa mesma bolsa intravenosa). Se estiver utilizando a técnica em Y, suspender temporariamente a administração de uma substância enquanto se administra a outra.
- POSOLOGIA
São fornecidas doses médias para algumas indicações. As doses são dadas em termos de cefalotina.
ADULTOS E ADOLESCENTES:
Pneumonia9 não complicada; infecção10 do trato urinário11; furunculose com celulite12: 500 mg cada 6 horas, via intramuscular ou intravenosa.
Profilaxia cirúrgica (via intravenosa):
a) 2 gramas, 30 a 60 minutos antes do início da cirurgia;
b) 2 gramas durante a cirurgia com duração de 2 horas ou mais;
c) 2 gramas a cada 6 horas, após a cirurgia, durante até 48 horas.
Outras infecções13: 500 mg a 2 g, cada 4 a 6 horas, via intramuscular ou intravenosa.
Limite de doses para adultos: 12 g por dia.
Adultos com Diminuição da Função Renal14: quando a função renal14 estiver reduzida poderá ser dada uma dose inicial de 1 a 2 gramas por via intravenosa. Após essa dose inicial, as doses devem ser reduzidas utilizando o esquema abaixo, considerando o cIearance de creatinina15:
Adultos com diminuição da função renal14 | |
Clearance de creatinina15 (mL/min) | Dose |
50 - 80 | Até 2 g cada 6 horas |
25 - 50 | Até 1,5 g cada 6 horas |
10 - 25 | Até 1 g cada 6 horas |
2 - 10 | Até 500 mg cada 6 horas |
< 2 | Até 500 mg cada 8 horas |