ADVERTÊNCIAS MINIPRESS SR

Atualizado em 24/05/2016

GRAVIDEZ1 E LACTAÇÃO2

A segurança de Minipress® SR (cloridrato de prazosina) durante a gravidez1 não foi ainda estabelecida. Assim seu uso durante a gravidez1 somente é recomendado quando na opinião médica os benefícios suplantarem o risco potencial.

O cloridrato de prazosina é excretado no leite materno em pequenas quantidades, devendo portanto ser usado com cautela em lactentes3.

IDOSOS

O uso de Minipress® SR (cloridrato de prazosina) diminui a resistência vascular4 periférica e, desde que muitos pacientes com esta disfunção são idosos, deverá haver um controle por parte do médico durante o início da administração e durante o ajuste da dose do medicamento.

CRIANÇAS

Minipress® SR (cloridrato de prazosina) não é recomendado para o tratamento de crianças com idade abaixo de 12 anos uma vez que não foram estabelecidas condições seguras para tal.

INSUFICIÊNCIA CARDÍACA5 VENTRICULAR ESQUERDA

Minipress® SR (cloridrato de prazosina) não é recomendado no tratamento de pacientes com insuficiência6 ventricular esquerda devido a obstruções mecânicas como estenose7 da válvula aórtica, estenose7 da válvula mitral, embolia8 pulmonar e pericardite9 constritiva.

                         Dados adequados ainda não estão disponíveis para estabelecer a eficácia em pacientes com insuficiência6 ventricular esquerda devido a recente infarto do miocárdio10.

                         

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
2 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
3 Lactentes: Que ou aqueles que mamam, bebês. Inclui o período neonatal e se estende até 1 ano de idade (12 meses).
4 Vascular: Relativo aos vasos sanguíneos do organismo.
5 Insuficiência Cardíaca: É uma condição na qual a quantidade de sangue bombeada pelo coração a cada minuto (débito cardíaco) é insuficiente para suprir as demandas normais de oxigênio e de nutrientes do organismo. Refere-se à diminuição da capacidade do coração suportar a carga de trabalho.
6 Insuficiência: Incapacidade de um órgão ou sistema para realizar adequadamente suas funções.Manifesta-se de diferentes formas segundo o órgão comprometido. Exemplos: insuficiência renal, hepática, cardíaca, respiratória.
7 Estenose: Estreitamento patológico de um conduto, canal ou orifício.
8 Embolia: Impactação de uma substância sólida (trombo, colesterol, vegetação, inóculo bacteriano), líquida ou gasosa (embolia gasosa) em uma região do circuito arterial com a conseqüente obstrução do fluxo e isquemia.
9 Pericardite: Inflamação da membrana que recobre externamente o coração e os vasos sanguíneos que saem dele. Os sintomas dependem da velocidade e grau de lesão que produz. Variam desde dor torácica, febre, até o tamponamento cardíaco, que é uma emergência médica potencialmente fatal.
10 Infarto do miocárdio: Interrupção do suprimento sangüíneo para o coração por estreitamento dos vasos ou bloqueio do fluxo. Também conhecido por ataque cardíaco.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.