PRECAUÇÕES MINIPRESS SR

Atualizado em 24/05/2016

Uma porcentagem muito pequena de pacientes responde de maneira abrupta e exagerada à dose inicial de Minipress® SR (cloridrato de prazosina).

Hipotensão1 postural, evidenciada por tonturas2, fraqueza ou raramente perda da consciência, foi relatada. O efeito é auto-limitante e na maioria dos casos não reincide após período inicial de tratamento ou durante as fases subsequentes de ajuste da dose. Esta resposta não está relacionada com a gravidade da hipertensão3. As experiências clínicas indicam que a incidência4 e severidade dos sintomas5 hipotensivos iniciais podem ser reduzidas com o uso de uma baixa dose inicial e com aumentos gradativos durante a primeira ou segunda semana de tratamento. Assim o paciente deve ser orientado para evitar situações onde possa se ferir, caso ocorram tontura6 ou desmaio durante o início do tratamento.

Quando a prazosina é administrada inicialmente a pacientes com insuficiência7 ventricular esquerda, e que tenham se submetido a um rigoroso tratamento diurético8 ou outro tratamento vasodilatador, particularmente com doses mais altas do que a inicial recomendada, a diminuição na pressão de enchimento ventricular esquerdo pode estar associada a uma queda significante do débito cardíaco9 e da pressão arterial10 sistêmica.

Em alguns pacientes com insuficiência7 ventricular esquerda foi relatada diminuição da eficácia clínica de Minipress® SR (cloridrato de prazosina) após vários meses de tratamento.

Nestes pacientes geralmente há evidência de aumento de peso ou edema11 periférico indicando retenção de líquido. Embora possa ocorrer uma deterioração clínica espontânea em tais pacientes gravemente enfermos, não foi determinada uma relação causal com a prazosina.

Assim sendo, como ocorre com todos os pacientes com insuficiência7 ventricular esquerda, é necessário um ajuste criterioso da dose de diurético8, de acordo com a condição clínica de cada paciente, para evitar a excessiva retenção de líquido e proporcionar alívio dos sintomas5.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Hipotensão: Pressão sanguínea baixa ou queda repentina na pressão sanguínea. A hipotensão pode ocorrer quando uma pessoa muda rapidamente de uma posição sentada ou deitada para a posição de pé, causando vertigem ou desmaio.
2 Tonturas: O indivíduo tem a sensação de desequilíbrio, de instabilidade, de pisar no vazio, de que vai cair.
3 Hipertensão: Condição presente quando o sangue flui através dos vasos com força maior que a normal. Também chamada de pressão alta. Hipertensão pode causar esforço cardíaco, dano aos vasos sangüíneos e aumento do risco de um ataque cardíaco, derrame ou acidente vascular cerebral, além de problemas renais e morte.
4 Incidência: Medida da freqüência em que uma doença ocorre. Número de casos novos de uma doença em um certo grupo de pessoas por um certo período de tempo.
5 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
6 Tontura: O indivíduo tem a sensação de desequilíbrio, de instabilidade, de pisar no vazio, de que vai cair.
7 Insuficiência: Incapacidade de um órgão ou sistema para realizar adequadamente suas funções.Manifesta-se de diferentes formas segundo o órgão comprometido. Exemplos: insuficiência renal, hepática, cardíaca, respiratória.
8 Diurético: Grupo de fármacos que atuam no rim, aumentando o volume e o grau de diluição da urina. Eles depletam os níveis de água e cloreto de sódio sangüíneos. São usados no tratamento da hipertensão arterial, insuficiência renal, insuficiência cardiaca ou cirrose do fígado. Há dois tipos de diuréticos, os que atuam diretamente nos túbulos renais, modificando a sua atividade secretora e absorvente; e aqueles que modificam o conteúdo do filtrado glomerular, dificultando indiretamente a reabsorção da água e sal.
9 Débito cardíaco: Quantidade de sangue bombeada pelo coração para a aorta a cada minuto.
10 Pressão arterial: A relação que define a pressão arterial é o produto do fluxo sanguíneo pela resistência. Considerando-se a circulação como um todo, o fluxo total é denominado débito cardíaco, enquanto a resistência é denominada de resistência vascular periférica total.
11 Edema: 1. Inchaço causado pelo excesso de fluidos no organismo. 2. Acúmulo anormal de líquido nos tecidos do organismo, especialmente no tecido conjuntivo.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.