CONTRA-INDICAÇÕES DIGOXINA

Atualizado em 20/09/2017
PRESENCA DE BLOQUEIO CARDIACO1 COMPLETO INTERMITENTE2 OU BLOQUEIO ATRIOVENTRICULAR DE SEGUNDO GRAU, ESPECIALMENTE SE HOUVER HISTORIA DE CRISES DE STOKES-ADAMS. ARRITMIAS3 CAUSADAS POR INTOXICACOES POR GLICOSIDEOS CARDIACOS. ARRITMIAS3 SUPRAVENTRICULARES ASSOCIADAS COM UMA VIA ATRIOVENTRICULAR ACESSORIA, COMO NA SINDROME4 DE WOLFF-PARKINSON-WHITE, A MENOS QUE AS CARACTERISTICAS ELETROFISIOLOGICAS DA VIA ACESSORIA E QUALQUER EFEITO DELETERIO POSSIVEL DA DIGOXINA SOBRE ESSAS CARACTERISTICAS TENHAM SIDO AVALIADOS. SE A VIA ACESSORIA FOR CONHECIDA OU SE HOUVER SUSPEITA DE SUA EXISTENCIA, E NAO HOUVER HISTORIA DE ARRITMIAS3 SUPRAVENTRICULARES ANTERIORES, A DIGOXINA SERA CONTRA-INDICADA DA MESMA FORMA. CARDIOMIOPATIA OBSTRUTIVA HIPERTROFICA, A MENOS QUE HAJA FIBRILACAO ATRIAL E INSUFICIENCIA CARDIACA5 CONCOMITANTES; MAS, MESMO NESTE CASO, DEVE-SE TOMAR CUIDADO SE A DIGOXINA FOR USADA. PACIENTES COM CONHECIDA HIPERSENSIBILIDADE A DIGOXINA OU A OUTROS GLICOSIDEOS DIGITALICOS. TAQUICARDIA6 VENTRICULAR OU FIBRILACAO VENTRICULAR.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Bloqueio cardíaco: Transtorno da condução do impulso elétrico no tecido cardíaco especializado, manifestado por uma diminuição variável da freqüência dos batimentos cardíacos.
2 Intermitente: Nos quais ou em que ocorrem interrupções; que cessa e recomeça por intervalos; intervalado, descontínuo. Em medicina, diz-se de episódios de febre alta que se alternam com intervalos de temperatura normal ou cujas pulsações têm intervalos desiguais entre si.
3 Arritmias: Arritmia cardíaca é o nome dado a diversas perturbações que alteram a frequência ou o ritmo dos batimentos cardíacos.
4 Síndrome: Conjunto de sinais e sintomas que se encontram associados a uma entidade conhecida ou não.
5 Insuficiência Cardíaca: É uma condição na qual a quantidade de sangue bombeada pelo coração a cada minuto (débito cardíaco) é insuficiente para suprir as demandas normais de oxigênio e de nutrientes do organismo. Refere-se à diminuição da capacidade do coração suportar a carga de trabalho.
6 Taquicardia: Aumento da frequência cardíaca. Pode ser devido a causas fisiológicas (durante o exercício físico ou gravidez) ou por diversas doenças como sepse, hipertireoidismo e anemia. Pode ser assintomática ou provocar palpitações.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.