PRECAUÇÕES ROCEFIN INJEÇÃO INTRAMUSCULAR

Atualizado em 24/05/2016

Como ocorre com outras cefalosporinas, a ocorrência de choque anafilático1 não pode ser afastada mesmo na ausência de antecedentes alérgicos. A ocorrência de choque anafilático1 exige imediata intervenção.

Em casos raros, o exame ultrassonográfico da vesícula biliar2 revelou imagens sugestivas
de sedimento que desaparecem com a descontinuação ou conclusão da terapêutica3 com
Rocefin®. Recomenda-se tratamento clínico conservador, mesmo nos casos em que tais
achados se acompanham de sintomatologia dolorosa.

A colite4 pseudo membranosa tem sido descrita com quase todos agentes antibacterianos.

Estudos "in vitro" demonstraram que a ceftriaxona, como outras cefalosporinas, podem deslocar a bilirrubina5 da albumina6 sérica.

Rocefin® não é recomendado para neonatos7, especialmente prematuros que apresentem
risco de desenvolver encefalopatia8 devido à hiperbilirrubinemia.

Durante tratamentos prolongados, deve-se fazer controle regular do hemograma .

Dados não indicam efeitos adversos em pessoas que trabalham com máquinas ou veículos automotores.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Choque anafilático: Reação alérgica grave, caracterizada pela diminuição da pressão arterial, taquicardia e distúrbios gerais da circulação, acompanhado ou não de edema de glote. Necessita de tratamento urgente. Pode surgir por exposição aos mais diversos alérgenos.
2 Vesícula Biliar: Reservatório para armazenar secreção da BILE. Através do DUCTO CÍSTICO, a vesícula libera para o DUODENO ácidos biliares em alta concentração (e de maneira controlada), que degradam os lipídeos da dieta.
3 Terapêutica: Terapia, tratamento de doentes.
4 Colite: Inflamação da porção terminal do cólon (intestino grosso). Pode ser devido a infecções intestinais (a causa mais freqüente), ou a processos inflamatórios diversos (colite ulcerativa, colite isquêmica, colite por radiação, etc.).
5 Bilirrubina: Pigmento amarelo que é produto da degradação da hemoglobina. Quando aumenta no sangue, acima de seus valores normais, pode produzir uma coloração amarelada da pele e mucosas, denominada icterícia. Pode estar aumentado no sangue devido a aumento da produção do mesmo (excesso de degradação de hemoglobina) ou por dificuldade de escoamento normal (por exemplo, cálculos biliares, hepatite).
6 Albumina: Proteína encontrada no plasma, com importantes funções, como equilíbrio osmótico, transporte de substâncias, etc.
7 Neonatos: Refere-se a bebês nos seus primeiros 28 dias (mês) de vida. O termo “recentemente-nascido“ refere-se especificamente aos primeiros minutos ou horas que se seguem ao nascimento. Esse termo é utilizado para enfocar os conhecimentos e treinamento da ressuscitação imediatamente após o nascimento e durante as primeiras horas de vida.
8 Encefalopatia: Qualquer patologia do encéfalo. O encéfalo é um conjunto que engloba o tronco cerebral, o cerebelo e o cérebro.

Tem alguma dvida sobre PRECAUÇÕES ROCEFIN INJEÇÃO INTRAMUSCULAR?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta ser enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dvidas j respondidas.