PROPRIEDADES SANDOGLOBULINA

Atualizado em 24/05/2016
SANDOGLOBULINA é um preparado de imunoglobulina1 humana polivalente que possui amplo espectro de anticorpos2 neutralizantes e opsônicos contra bactérias, vírus3 e outos patógenos.SANDOGLOBULINA é preparado a partir de plasma4 obtido de doadores saudáveis não remunerados que devem estar livres de agentes infecciosos detectáveis transmissíveis por transfusão5 de sangue6 e de derivados de sangue6, conforme averiguado por exame clínico, testes de sangue6 laboratoriais e estudo da história médica desses doadores. Especialmente, são realizados testes para o antígeno7 de superfície do vírus3 da hepatite8 B, para os anticorpos2 anti-HIV9-1, HIV9-2 e vírus3 da hepatite8 C (HCV), e para as transaminases elevadas, por métodos adequados que devem fornecer resultados negativos.
O fracionamento é realizado de acordo com o processo de  Kistler-Nitschmann.
A segurança do método de fabricação de Sandoglobulina foi estabelecida por um estudo de inativação de vírus3, que mostrou que a etapa da pepsina/pH4 usada no processo de fabricação possui capacidade de inativação sobre os seguintes vírus3 testados : HIV9-1 (retrovírus encapsulado), vírus3 da pseudorraiva (vírus3 DNA encapsulado), vírus3 da diarréia10 viral bovina (vírus3 RNA encapsulado, modelo para HCV), e parvovírus bovino (vírus3 DNA não encapsulado, modelo para vírus3 não encapsulados, como por exemplo, o parvovírus humano B 19).
Nos pacientes com síndrome11 de imunodeficiência12 secundária ou primária, SANDOGLOBULINA substitui os anticorpos2 IgG ausentes, reduzindo assim o risco de infecção13. Em certos distúrbios da função imunológica, como por exemplo na púrpura14 trombocitopênica idiopática15 (imune) (PTI) e na síndrome11 de Kawasaki, o mecanismo de ação responsável pelos efeitos benéficos de SANDOGLOBULINA não é totalmente conhecido.

- Farmacocinética
Sendo administrado por infusão i.v., 100% da dose de SANDOGLOBULINA fica imediatamente disponível na circulação16 do paciente. Depois disso, ocorre a distribuição entre o plasma4 e o compartimento extravascular17 e se atinge o equilíbrio dentro de 7 dias aproximadamente.
Os anticorpos2 presentes em SANDOGLOBULINA possuem as mesmas características farmacocinéticas das IgG endógenas. A meia-vida biológica da IgIV é 21 dias em média, em indivíduos com níveis séricos de IgG normais, enquanto que em pacientes com hipogamaglobulinemia ou agamaglobulinemia tratados com SANDOGLOBULINA, a meia-vida média da IgG total é de 32 dias. Há, no entanto, consideráveis variações interindividuais que podem ter importância na determinação do esquema posológico individual.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Imunoglobulina: Proteína do soro sanguíneo, sintetizada pelos plasmócitos provenientes dos linfócitos B como reação à entrada de uma substância estranha (antígeno) no organismo; anticorpo.
2 Anticorpos: Proteínas produzidas pelo organismo para se proteger de substâncias estranhas como bactérias ou vírus. As pessoas que têm diabetes tipo 1 produzem anticorpos que destroem as células beta produtoras de insulina do próprio organismo.
3 Vírus: Pequeno microorganismo capaz de infectar uma célula de um organismo superior e replicar-se utilizando os elementos celulares do hospedeiro. São capazes de causar múltiplas doenças, desde um resfriado comum até a AIDS.
4 Plasma: Parte que resta do SANGUE, depois que as CÉLULAS SANGÜÍNEAS são removidas por CENTRIFUGAÇÃO (sem COAGULAÇÃO SANGÜÍNEA prévia).
5 Transfusão: Introdução na corrente sangüínea de sangue ou algum de seus componentes. Podem ser transfundidos separadamente glóbulos vermelhos, plaquetas, plasma, fatores de coagulação, etc.
6 Sangue: O sangue é uma substância líquida que circula pelas artérias e veias do organismo. Em um adulto sadio, cerca de 45% do volume de seu sangue é composto por células (a maioria glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas). O sangue é vermelho brilhante, quando oxigenado nos pulmões (nos alvéolos pulmonares). Ele adquire uma tonalidade mais azulada, quando perde seu oxigênio, através das veias e dos pequenos vasos denominados capilares.
7 Antígeno: 1. Partícula ou molécula capaz de deflagrar a produção de anticorpo específico. 2. Substância que, introduzida no organismo, provoca a formação de anticorpo.
8 Hepatite: Inflamação do fígado, caracterizada por coloração amarela da pele e mucosas (icterícia), dor na região superior direita do abdome, cansaço generalizado, aumento do tamanho do fígado, etc. Pode ser produzida por múltiplas causas como infecções virais, toxicidade por drogas, doenças imunológicas, etc.
9 HIV: Abreviatura em inglês do vírus da imunodeficiência humana. É o agente causador da AIDS.
10 Diarréia: Aumento do volume, freqüência ou quantidade de líquido nas evacuações.Deve ser a manifestação mais freqüente de alteração da absorção ou transporte intestinal de substâncias, alterações estas que em geral são devidas a uma infecção bacteriana ou viral, a toxinas alimentares, etc.
11 Síndrome: Conjunto de sinais e sintomas que se encontram associados a uma entidade conhecida ou não.
12 Imunodeficiência: Distúrbio do sistema imunológico que se caracteriza por um defeito congênito ou adquirido em um ou vários mecanismos que interferem na defesa normal de um indivíduo perante infecções ou doenças tumorais.
13 Infecção: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
14 Púrpura: Lesão hemorrágica de cor vinhosa, que não desaparece à pressão, com diâmetro superior a um centímetro.
15 Idiopática: 1. Relativo a idiopatia; que se forma ou se manifesta espontaneamente ou a partir de causas obscuras ou desconhecidas; não associado a outra doença. 2. Peculiar a um indivíduo.
16 Circulação: 1. Ato ou efeito de circular. 2. Facilidade de se mover usando as vias de comunicação; giro, curso, trânsito. 3. Movimento do sangue, fluxo de sangue através dos vasos sanguíneos do corpo e do coração.
17 Extravascular: Relativo ao exterior dos vasos sanguíneos e linfáticos, ou que ali se situa ou ocorre.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.