PRECAUÇÕES GERAIS CILOXAN

Atualizado em 24/05/2016

Como acontece com outras preparações antibacterianas, o uso prolongado de ciprofloxacino pode causar o crescimento excessivo de organismos não sensíveis, inclusive fungos. Se ocorrer uma superinfecção1, uma terapêutica2 apropriada deverá ser iniciada. Sempre que o critério clínico o aconselhar, o paciente deve ser examinado com a ajuda de magnificação, tal como à biomicroscopia por lâmpada de fenda e, quando apropriado, por coloração com fluoresceína. O ciprofloxacino deve ser interrompido ao primeiro sinal3 de erupções da pele4 ou qualquer outro sinal3 de hipersensibilidade. Em estudos clínicos de pacientes com úlcera5 corneana bacteriana, um precipitado cristalino6 branco localizado na porção superficial do defeito corneano foi observado em 32 (12,6%) de 253 pacientes. O precipitado ocorreu no período de 24 horas a 13 dias após o início do tratamento. Em dois pacientes, os precipitados foram imediatamente removidos. Em cinco pacientes, a resolução foi notada em 24 a 96 horas. Em 11 pacientes, a resolução foi notada em 6 a 14 dias. Em 10 pacientes, o dia exato da resolução não estava disponível embora exames de seguimento realizados 16 a 35 dias após o início do evento tenham revelado uma completa resolução do precipitado. Nos quatro pacientes restantes, não se dispunha do resultado. O precipitado não impediu o uso continuado do ciprofloxacino, nem afetou adversamente a evolução clínica da úlcera5 ou a visão7.

Interações Medicamentosas: Estudos específicos de interação medicamentosa não foram conduzidos com ciprofloxacino para uso oftálmico. Entretanto, a administração sistêmica de algumas quinolonas tem mostrado elevar as concentrações plasmáticas de teofilina, interferir com o metabolismo8 da cafeína, aumentar os efeitos do anticoagulante9 oral, varfarina, e seus derivados e está associada a elevações transitórias de creatinina10 sérica em pacientes em tratamento concomitante com ciclosporina.
Carcinogênese, mutagênese, diminuição da fertilidade: Oito testes de mutagenicidade in vitro foram conduzidos com ciprofloxacino e os resultados estão indicados abaixo:

Teste de Salmonella/Microssomo (negativo), Ensaio de reparação DNA em E.coli (negativo), Teste de mutação11 progressiva de linfomas em camundongo (positivo), Teste de célula12 HGPRT em hamster chinês V79 (negativo), Teste de transformação de célula12 embrionária de hamster sírio (negativo), Ensaio de ponto de mutação11 de Saccharomyces cerevisiae (negativo), Ensaio de cruzado mitótico e de conversão de gene de Saccharomyces cerevisiae (negativo), Ensaio de reparação do DNA de hepatócito de rato (positivo). Dois dos oito testes in vitro foram positivos, mas os resultados dos três sistemas de testes in vivo apresentaram resultados negativos: Ensaio de reparação do DNA de hepatócito de rato, Teste de micronúcleos (camundongos), Teste do letal dominante (camundongos). Foram completados estudos prolongados de carcinogenicidade em camundongos e ratos. Após dosagem oral diária por até dois anos, não houve evidência de que o ciprofloxacino tivesse quaisquer efeitos carcinogênicos ou tumorigênicos nestas espécies.

Uso durante a gravidez13: Estudos de reprodução14 foram realizados em ratos e camundongos em doses de até seis vezes a dose oral usual diária em humanos e não revelaram evidência de fertilidade diminuída ou dano ao feto15 devido ao ciprofloxacino. Em coelhos, como a maioria dos agentes antimicrobianos, o ciprofloxacino (30 e 100 mg/kg por via oral) causou distúrbios gastrintestinais, levando a uma perda de peso na mãe e um aumento na incidência16 de abortos. Não foi observada teratogenicidade em qualquer dose. Após administração intravenosa, a doses de até 20 mg/kg, não se observou toxicidade17 materna, nem embriotoxicidade ou teratogenicidade. Não há estudos adequados e bem controlados em mulheres grávidas. CILOXAN® Solução Oftálmica e Pomada Oftálmica devem ser usados durante a gravidez13 somente se o benefício potencial justificar o risco potencial ao feto15.
Mães lactantes18: Não se sabe se o ciprofloxacino após administração ocular é excretado no leite humano. Entretanto, sabe-se que o ciprofloxacino, após administração por via oral de uma dose única de 500 mg, é excretado no leite humano. Deve-se ter cautela ao se administrar CILOXAN Solução Oftálmica e Pomada Oftálmica à mãe lactante19.

Uso pediátrico: A segurança e eficácia do uso de CILOXAN Pomada Oftálmica a 0,3% foram determinadas em 44 crianças na faixa etária de 1 a 12 anos. Não se relatou reação adversa grave nestes pacientes. O ciprofloxacino e outras quinolonas causam artropatia20 em cães Beagle não adultos após administração oral. Entretanto, em 634 crianças tratadas com ciprofloxacino por via oral, a monitoração clínica e radiológica não revelou qualquer ototoxicidade21 óssea. A administração ocular tópica do ciprofloxacino a animais não adultos não causou qualquer artropatia20 e não há evidência de que a forma de administração oftálmica cause qualquer lesão22 articular.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Superinfecção: Geralmente ocorre quando os antibióticos alteram o equilíbrio do organismo, permitindo o crescimento de agentes oportunistas, como os enterococos. A superinfecção pode ser muito difícil de tratar, porque é necessário optar por antibióticos eficazes contra todos os agentes que podem causá-la.
2 Terapêutica: Terapia, tratamento de doentes.
3 Sinal: 1. É uma alteração percebida ou medida por outra pessoa, geralmente um profissional de saúde, sem o relato ou comunicação do paciente. Por exemplo, uma ferida. 2. Som ou gesto que indica algo, indício. 3. Dinheiro que se dá para garantir um contrato.
4 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
5 Úlcera: Ferida superficial em tecido cutâneo ou mucoso que pode ocorrer em diversas partes do organismo. Uma afta é, por exemplo, uma úlcera na boca. A úlcera péptica ocorre no estômago ou no duodeno (mais freqüente). Pessoas que sofrem de estresse são mais susceptíveis a úlcera.
6 Cristalino: 1. Lente gelatinosa, elástica e convergente que focaliza a luz que entra no olho, formando imagens na retina. A distância focal do cristalino é modificada pelo movimento dos músculos ciliares, permitindo ajustar a visão para objetos próximos ou distantes. Isso se chama de acomodação do olho à distância do objeto. 2. Diz-se do grupo de cristais cujos eixos cristalográficos são iguais nas suas relações angulares gerais constantes 3. Diz-se de rocha constituída quase que totalmente por cristais ou fragmentos de cristais 4. Diz-se do que permite que passem os raios de luz e em consequência que se veja através dele; transparente. 5. Límpido, claro como o cristal.
7 Visão: 1. Ato ou efeito de ver. 2. Percepção do mundo exterior pelos órgãos da vista; sentido da vista. 3. Algo visto, percebido. 4. Imagem ou representação que aparece aos olhos ou ao espírito, causada por delírio, ilusão, sonho; fantasma, visagem. 5. No sentido figurado, concepção ou representação, em espírito, de situações, questões etc.; interpretação, ponto de vista. 6. Percepção de fatos futuros ou distantes, como profecia ou advertência divina.
8 Metabolismo: É o conjunto de transformações que as substâncias químicas sofrem no interior dos organismos vivos. São essas reações que permitem a uma célula ou um sistema transformar os alimentos em energia, que será ultilizada pelas células para que as mesmas se multipliquem, cresçam e movimentem-se. O metabolismo divide-se em duas etapas: catabolismo e anabolismo.
9 Anticoagulante: Substância ou medicamento que evita a coagulação, especialmente do sangue.
10 Creatinina: Produto residual das proteínas da dieta e dos músculos do corpo. É excretada do organismo pelos rins. Uma vez que as doenças renais progridem, o nível de creatinina aumenta no sangue.
11 Mutação: 1. Ato ou efeito de mudar ou mudar-se. Alteração, modificação, inconstância. Tendência, facilidade para mudar de ideia, atitude etc. 2. Em genética, é uma alteração súbita no genótipo de um indivíduo, sem relação com os ascendentes, mas passível de ser herdada pelos descendentes.
12 Célula: Unidade funcional básica de todo tecido, capaz de se duplicar (porém algumas células muito especializadas, como os neurônios, não conseguem se duplicar), trocar substâncias com o meio externo à célula, etc. Possui subestruturas (organelas) distintas como núcleo, parede celular, membrana celular, mitocôndrias, etc. que são as responsáveis pela sobrevivência da mesma.
13 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
14 Reprodução: 1. Função pela qual se perpetua a espécie dos seres vivos. 2. Ato ou efeito de reproduzir (-se). 3. Imitação de quadro, fotografia, gravura, etc.
15 Feto: Filhote por nascer de um mamífero vivíparo no período pós-embrionário, depois que as principais estruturas foram delineadas. Em humanos, do filhote por nascer vai do final da oitava semana após a CONCEPÇÃO até o NASCIMENTO, diferente do EMBRIÃO DE MAMÍFERO prematuro.
16 Incidência: Medida da freqüência em que uma doença ocorre. Número de casos novos de uma doença em um certo grupo de pessoas por um certo período de tempo.
17 Toxicidade: Capacidade de uma substância produzir efeitos prejudiciais ao organismo vivo.
18 Lactantes: Que produzem leite; que aleitam.
19 Lactante: Que produz leite; que aleita.
20 Artropatia: Comprometimento patológico de uma artculação.
21 Ototoxicidade: Dano causado aos sistemas coclear e/ou vestibular resultante de exposição a substâncias químicas.
22 Lesão: 1. Ato ou efeito de lesar (-se). 2. Em medicina, ferimento ou traumatismo. 3. Em patologia, qualquer alteração patológica ou traumática de um tecido, especialmente quando acarreta perda de função de uma parte do corpo. Ou também, um dos pontos de manifestação de uma doença sistêmica. 4. Em termos jurídicos, prejuízo sofrido por uma das partes contratantes que dá mais do que recebe, em virtude de erros de apreciação ou devido a elementos circunstanciais. Ou também, em direito penal, ofensa, dano à integridade física de alguém.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.