REAÇÕES ADVERSAS CILOXAN

Atualizado em 24/05/2016

A reação adversa mais freqüentemente relatada ao CILOXAN Solução Oftálmica foi ardência local ou desconforto. Em estudos em úlcera1 corneana com a administração freqüente da droga, precipitados cristalinos brancos foram notados em aproximadamente 17% dos pacientes. Outras reações, que ocorreram em menos de 10% dos pacientes, incluíram escamas na margem palpebral, cristais/crostas, sensação de corpo estranho, prurido2, hiperemia3 conjuntival e gosto amargo após a instilição. Outras reações, que ocorreram em menos de 1% dos pacientes, foram coloração corneana, ceratopatia/ceratite, reações alérgicas, edema4 palpebral, lacrimejamento, fotofobia5, infiltrados corneanos, náusea6 e diminuição da visão7. As reações adversas mais freqüentemente relatadas ao CILOXAN Pomada Oftálmica foram precipitado branco (12,6%), desconforto (1,7%) e visão7 borrada (1,1%). Outras reações associadas ao uso do ciprofloxacino, que ocorreram em menos que 1% dos pacientes, foram hiperemia3, prurido2 e dor ocular, lacrimejamento, fotofobia5, reação alérgica8, olho9 seco, diminuição da acuidade visual10, eritema11 palpebral, coloração corneana, ceratoconjuntivite, ceratopatia, lesão12 corneana, epiteliopatia, edema4 ocular, irritação, sensação de corpo estranho, náusea6, dermatite13 e gosto metálico.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Úlcera: Ferida superficial em tecido cutâneo ou mucoso que pode ocorrer em diversas partes do organismo. Uma afta é, por exemplo, uma úlcera na boca. A úlcera péptica ocorre no estômago ou no duodeno (mais freqüente). Pessoas que sofrem de estresse são mais susceptíveis a úlcera.
2 Prurido: 1.    Na dermatologia, o prurido significa uma sensação incômoda na pele ou nas mucosas que leva a coçar, devido à liberação pelo organismo de substâncias químicas, como a histamina, que irritam algum nervo periférico. 2.    Comichão, coceira. 3.    No sentido figurado, prurido é um estado de hesitação ou dor na consciência; escrúpulo, preocupação, pudor. Também pode significar um forte desejo, impaciência, inquietação.
3 Hiperemia: Congestão sanguínea em qualquer órgão ou parte do corpo.
4 Edema: 1. Inchaço causado pelo excesso de fluidos no organismo. 2. Acúmulo anormal de líquido nos tecidos do organismo, especialmente no tecido conjuntivo.
5 Fotofobia: Dor ocular ou cefaléia produzida perante estímulos visuais. É um sintoma freqüente na meningite, hemorragia subaracnóidea, enxaqueca, etc.
6 Náusea: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc.
7 Visão: 1. Ato ou efeito de ver. 2. Percepção do mundo exterior pelos órgãos da vista; sentido da vista. 3. Algo visto, percebido. 4. Imagem ou representação que aparece aos olhos ou ao espírito, causada por delírio, ilusão, sonho; fantasma, visagem. 5. No sentido figurado, concepção ou representação, em espírito, de situações, questões etc.; interpretação, ponto de vista. 6. Percepção de fatos futuros ou distantes, como profecia ou advertência divina.
8 Reação alérgica: Sensibilidade a uma substância específica, chamada de alérgeno, com a qual se entra em contato por meio da pele, pulmões, deglutição ou injeções.
9 Olho: s. m. (fr. oeil; ing. eye). Órgão da visão, constituído pelo globo ocular (V. este termo) e pelos diversos meios que este encerra. Está situado na órbita e ligado ao cérebro pelo nervo óptico. V. ocular, oftalm-. Sinônimos: Olhos
10 Acuidade visual: Grau de aptidão do olho para discriminar os detalhes espaciais, ou seja, a capacidade de perceber a forma e o contorno dos objetos.
11 Eritema: Vermelhidão da pele, difusa ou salpicada, que desaparece à pressão.
12 Lesão: 1. Ato ou efeito de lesar (-se). 2. Em medicina, ferimento ou traumatismo. 3. Em patologia, qualquer alteração patológica ou traumática de um tecido, especialmente quando acarreta perda de função de uma parte do corpo. Ou também, um dos pontos de manifestação de uma doença sistêmica. 4. Em termos jurídicos, prejuízo sofrido por uma das partes contratantes que dá mais do que recebe, em virtude de erros de apreciação ou devido a elementos circunstanciais. Ou também, em direito penal, ofensa, dano à integridade física de alguém.
13 Dermatite: Inflamação das camadas superficiais da pele, que pode apresentar-se de formas variadas (dermatite seborreica, dermatite de contato...) e é produzida pela agressão direta de microorganismos, substância tóxica ou por uma resposta imunológica inadequada (alergias, doenças auto-imunes).

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.