INTERAÇÕES COM TESTES DE LABORATÓRIO ANFERTIL

Atualizado em 24/05/2016

Compostos contendo estrogênios podem interferir nos resultados de alguns testes de laboratório. São exemplos: 1. Aumento nos valores de protrombina1 e dos fatores VII, VIII, IX e X. Diminuição de antitrombina III. Aumento da agregabilidade  plaquetária induzida pela noradrenalina2. 2. Aumento das globulinas3 de ligação dos hormônios tireoidianos (TBG), causando aumento no hormônio4 tireoidiano total circulante. Diminuição de captação de T3 livre. A concentração de T3 livre mantém-se inalterada. 3. Diminuição da excreção de pregnanodiol. 4. Redução da resposta ao teste metirapona (utilizado para testar e capacidade da hipófise5 em resposta a concentrações decrescentes de cortisol  plasmático). 5. Retenção aumentada de sulfobromoftaleína. Os contraceptivos orais podem produzir resultados falso-positivos quando o teste da atividade da fosfatase alcalina6 for utilizado para o diagnóstico7 precoce de gravidez8. Avaliações endócrinas e possivelmente testes da função hepática9 podem ser afetados pelo uso de contraceptivos orais . Portanto, se esses testes estiverem anormais em uma paciente tomando a droga, esta deve ser descontinuada e os testes repetidos um a dois meses após a suspensão de droga.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Protrombina: Proteína plasmática inativa, é a precursora da trombina e essencial para a coagulação sanguínea.
2 Noradrenalina: Mediador químico do grupo das catecolaminas, liberado pelas fibras nervosas simpáticas, precursor da adrenalina na parte interna das cápsulas das glândulas suprarrenais.
3 Globulinas: Qualquer uma das várias proteínas globulares pouco hidrossolúveis de uma mesma família que inclui os anticorpos e as proteínas envolvidas no transporte de lipídios pelo plasma.
4 Hormônio: Substância química produzida por uma parte do corpo e liberada no sangue para desencadear ou regular funções particulares do organismo. Por exemplo, a insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas que diz a outras células quando usar a glicose para energia. Hormônios sintéticos, usados como medicamentos, podem ser semelhantes ou diferentes daqueles produzidos pelo organismo.
5 Hipófise:
6 Fosfatase alcalina: É uma hidrolase, ou seja, uma enzima que possui capacidade de retirar grupos de fosfato de uma distinta gama de moléculas, tais como nucleotídeos, proteínas e alcaloides. Ela é sintetizada por diferentes órgãos e tecidos, como, por exemplo, os ossos, fígado e placenta.
7 Diagnóstico: Determinação de uma doença a partir dos seus sinais e sintomas.
8 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
9 Hepática: Relativa a ou que forma, constitui ou faz parte do fígado.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.