INFORMAÇÕES TÉCNICAS ASMAX

Atualizado em 24/05/2016

ASMAX (Cetotifeno) é um medicamento para ser utilizado na profilaxia dos processos alérgicos e em particular nas intercrises da asma1 e bronquite. ASMAX (Cetotifeno) não possui ação broncodilatadora e tem ação anti-histamínica específica, bloqueando os receptores H1. O bloqueio desses receptores não está associado a sua ação anti-anafilática. A ação anti-anafilática de ASMAX (Cetotifeno) se deve a:

•  Estabilização das membranas dos mastócitos2, impedindo a liberação das substâncias constritoras da musculatura lisa, principalmente, a Histamina3 e a SRS-A;

•  Inibição da resposta broncoconstritora aguda do PAF (Fator Ativador de Plaquetas4), bem como, da hiper-reatividade das vias aéreas induzidas pelo PAF;

•  Restaura a resposta beta-adrenérgica, prevenindo e revertendo a taquifilaxia induzida experimentalmente pela Isoprenalina.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Asma: Doença das vias aéreas inferiores (brônquios), caracterizada por uma diminuição aguda do calibre bronquial em resposta a um estímulo ambiental. Isto produz obstrução e dificuldade respiratória que pode ser revertida de forma espontânea ou com tratamento médico.
2 Mastócitos: Células granulares que são encontradas em quase todos os tecidos, muito abundantes na pele e no trato gastrointestinal. Como os BASÓFILOS, os mastócitos contêm grandes quantidades de HISTAMINA e HEPARINA. Ao contrário dos basófilos, os mastócitos permanecem normalmente nos tecidos e não circulam no sangue. Os mastócitos, provenientes das células-tronco da medula óssea, são regulados pelo FATOR DE CÉLULA-TRONCO.
3 Histamina: Em fisiologia, é uma amina formada a partir do aminoácido histidina e liberada pelas células do sistema imunológico durante reações alérgicas, causando dilatação e maior permeabilidade de pequenos vasos sanguíneos. Ela é a substância responsável pelos sintomas de edema e irritação presentes em alergias.
4 Plaquetas: Elemento do sangue (não é uma célula porque não apresenta núcleo) produzido na medula óssea, cuja principal função é participar da coagulação do sangue através da formação de conglomerados que tamponam o escape do sangue por uma lesão em um vaso sangüíneo.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.