USO DURANTE A GRAVIDEZ E LACTAÇÃO FRISIUM

Atualizado em 24/05/2016

FRISIUM está contra-indicado no primeiro trimestre da gestação e durante a lactação1.

Após o primeiro trimestre da gestação, FRISIUM somente deve ser utilizado se houver indicação precisa e estrito controle médico. A utilização de Frisium, em altas doses imediatamente antes ou durante o nascimento da criança pode provocar hipotermia2, hipotonia3, depressão respiratória e dificuldade em beber nos recém-nascidos. Adicionalmente pode ocorrer dependência física aos benzodiazepínicos em recém-nascidos de mães que tomaram o medicamento por longos períodos até o final da gravidez4. No período após o nascimento, estes recém-nascidos podem apresentar risco de desenvolver a Síndrome5 de Abstinência.

O clobazam é excretado no leite materno, portanto, uma decisão deve ser tomada quanto a interrupção da lactação1 ou do tratamento da mãe, levando em conta a importância da droga para a mesma.                                                                                                              

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
2 Hipotermia: Diminuição da temperatura corporal abaixo de 35ºC.Pode ser produzida por choque, infecção grave ou em estados de congelamento.
3 Hipotonia: 1. Em biologia, é a condição da solução que apresenta menor concentração de solutos do que outra. 2. Em fisiologia, é a redução ou perda do tono muscular ou a redução da tensão em qualquer parte do corpo (por exemplo, no globo ocular, nas artérias, etc.)
4 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
5 Síndrome: Conjunto de sinais e sintomas que se encontram associados a uma entidade conhecida ou não.

Tem alguma dúvida sobre USO DURANTE A GRAVIDEZ E LACTAÇÃO FRISIUM?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.